Geografia, perguntado por odinmariano, 1 ano atrás

O socialismo adotado pela união soviética e por países como Cuba e China não correspondeu ao socialismo proposto por seus idealizadores. Explique essa afirmação

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
7

Oi, tudo bom?

O comunismo é uma ideologia política e econômica criada pelo sociólogo alemão Karl Marx e aprimorado pelo revolucionário russo Vladimir Lenin, em uma corrente de pensamento que ficou conhecida como marxismo-leninismo.

Em linhas gerais, o comunismo entende que o Estado é um instrumento ideológico da burguesia para reproduzir as relações de poder desiguais dentro da sociedade, controlando o proletariado, e por isso, o mesmo deveria ser extinto. O homem, na visão marxista-leninista, deve se autogovernar. Porém, eles admitem que tal feito não pode ser alcançado tão facilmente e admitem um período de transição da sociedade ao comunismo. Período esse que se chama socialismo, um tempo de adaptação para que os revolucionários possam introduzir o comunismo de facto.

Na realidade, a teoria proposta por Marx e Lenin nunca foi concretizada. Ao chegar ao poder, socialistas soviéticos, cubanos e chineses não lutaram pelo fim do Estado; pelo contrário, centralizaram e fortaleceram o poder estatal. Tal atitude contraria expressamente o socialismo proposto pelos seus idealizadores. Sendo assim, não se pode dizer que o socialismo marxista-leninista já foi aplicado em algum país do mundo.


Bons estudos!


Bandido169: eu também,mas essas coisas nunca irão existir,uma vez que o ser humano é imperfeito,nada idealizado por ele será perfeito!
Bandido169: sou cristão,e sociedade perfeita para mim, é do outro lado da vida, quando o criador voltar
ProjetoPolímata: Não tenho muitas informações sobre, porém acho válido procurar pelo ''distributivismo'', teoria criada pelo conservador Chesterton, baseado na Doutrina Social da Igreja Católica. Descentralização política e econômica, etc. Confesso que preciso pesquisar mais sobre, pq na primeira vista eu achei muito interessante.
Bandido169: Ei,eu acho que os Comunistas e Anarcocapitalistas tem algo em comum! porém nunca dá certo
Bandido169: a queda do Estado,eu concordo com isso,o estado é uma entidade maligna ksksks
Bandido169: Hoje em dia,o povo clama pelo fim da desigualdade, porém o que eles não enchergam, é que o estado,a quem os mesmos apoiam, é o vilão da realidade.
Magnirou: O Anarcocapitalismo é mais uma visão de ética do que se ia funcionar
Bandido169: mano,eu curto muito a ideologia socialista e anarquista, são lindos teoricamente e dignos de um bom estudo,e sobre o anarcocapitalismo,vejo sempre o canal do YouTube, idéias radicais, é bem interessante, recomendo que vocês assistam aos vídeos dele
Magnirou: Eu assisto
Bandido169: O cara é muito inteligente, segundo ele: "A Social Democracia irá falir no mundo todo em alguns anos".
Perguntas interessantes