Informática, perguntado por Davil4n, 3 meses atrás

O sistema visual humano que é formado por 4 subsistemas, são eles?

Soluções para a tarefa

Respondido por linhabinha6
0

Resposta:

sistema visual que lhe permite captar e perceber os objetos através da luminosidade, em um complexo processo cognitivo.

O sistema visual é composto pelos olhos e pelos nervos, e as estruturas acessórias: pálpebras, supercílios, músculos e aparelho lacrimal. A visão funciona através do processamento de dados recebidos pelo encéfalo, por intermédio dos receptores sensoriais ativados pela luz. No cérebro, essas informações são também armazenadas.

Dessa forma, o fenômeno óptico pode ser considerado um evento físico, uma vez que há relação entre o que é visto pelo observador e uma estrutura que este apresenta: o olho, que enxerga por intermédio das amplitudes de ondas eletromagnéticas; um evento anatômico e fisiológico, já que a receptividade depende do sistema visual de cada indivíduo, com seus mecanismos internos; e pelo sentido psicológico, há produção de sensações no indivíduo do que é visto por ele.

Essa grande quantidade de informações do ambiente é conduzida pela luz aos dois olhos, órgãos dos sentidos que possuem os receptores sensoriais chamados de fotorreceptores. Os olhos detectam uma reduzida parte do espectro eletromagnético, são sensíveis a radiações que tenham um comprimento de onda entre 700 a 400 nm. Esses limites equivalem respectivamente à cor vermelha (700 nm) e violeta (400 nm), transitando pelas cores amarela, verde e azul.

O globo ocular está localizado em cada uma das duas cavidades orbitárias, que são largas e profundas, situadas entre a face e o crânio. Os estímulos que são captados pelos olhos, são assimilados pelo cérebro que engendra uma imagem tridimensional única.

No olho está presente o cristalino, cuja função consiste em sua adaptação para suprir as necessidades solicitadas pela visão, funcionando como uma lente. Há também a retina que contem as células fotossensíveis que são responsáveis por detectar as cores e os estímulos luminosos. No olho ainda estão presentes as estruturas da córnea (primeira e mais poderosa superfície que a luz atravessa) e os nervos ópticos (meio de transporte das informações entre a retina e o cérebro).



Anatomia do olho humano. Ilustração: BlueRingMedia / Shutterstock.com [adaptado]

Química da visão

O processo químico da visão estabelece a correlação entre o processamento físico da aquisição da luminosidade e a ação biológica da sensação. Ocorre quando a luz atinge a retina, que possui os fotorreceptores (cones e bastonetes) e proteínas denominadas de opsinas – moléculas chamadas de 11-cis-retinal constituem a sua estrutura –, o que provoca alterações químicas fundamentais. Entre elas está a isomerização da 11-cis-retinal em trans-retinal, transformação que provoca um impulso elétrico, que será encaminhado ao encéfalo. Assim, os estímulos são interpretados pelo cérebro, mais precisamente no córtex occipital, que cria diversas reações.

Após a imagem ganhar forma, há conversão da trans-retinal em cis-retinal – processo realizado por meio de uma enzima (retinal-isomerase), a fim de que mais luz possa ser recebida pelos fotorreceptores e mais imagens possam ser formadas.

O percurso retinocortical visual acontece quando o impulso nervoso gerado pela retina, pela produção de reações sinápticas, é encaminhado ao cérebro através do nervo óptico.

Respondido por gabrielflorestal
0

Resposta:

Visão central, visão periférica, movimentação do olho e movimentação da cabeça.

Explicação:

Os quais operam de forma integrada para prover uma representação contínua da cena visual de interesse do observador.

Perguntas interessantes