O Sistema Único de Saúde (SUS) foi regulamentado pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde e sobre a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, além de dar outras providências. Essa Lei apresenta também princípios fundamentados em ética e solidariedade que guiam o sistema: universalidade, equidade e integralidade.
Após mais 30 anos do SUS regulamentado, muitas dificuldades foram e são encontradas para a implantação de forma efetiva, a falta de prioridade e as tentativas de desmonte desse sistema nos levam a refletir sobre a sua importância para a população. Desta forma, descreva neste fórum quais os obstáculos e/ou ameaças ao SUS você considera relevante atualmente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Entre os outros avanços do SUS que se destacam internacionalmente, estão as estratégias de imunização, transplantes e combate ao tabagismo, bem como as reduções das taxas de mortalidade e de doenças cardíacas.
O SUS apresenta três grandes problemas estruturantes: no plano da organização macroeconômica, a segmentação que conduz ao dilema entre a universalização e a segmentação; no plano da organização microeconômica, a fragmentação do sistema e seu modelo de gestão; e no plano econômico, o seu subfinancia mento.
Quando o SUS faz 30 anos?
Esse complexo sistema está presente na vida de todos os brasileiros e completou, no último sábado (19/09), 30 anos da Lei nº 8080/1990, que regulamentou uma trajetória de muito esforço e desafios enfrentados, diariamente, para proporcionar e garantir o direito universal à saúde como dever do Estado.