O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e completamente gratuita para a totalidade da população (BRASIL, 2002). É fruto de uma grande mobilização social e sustentado pela redemocratização dos anos 80, que foi consolidada em Reforma Sanitária Brasileira (RSB) (AGÊNCIA SAÚDE, 2008).
CORDEIRO, T. M. S. C.; SANTOS, C. L. R.; CARNEIRO NETO, J. N; Sistema único de saúde: utopia ou realidade? Faculdade de Odontologia de Lins/Unimep, v. 22 n. 2, p. 37-43, 2012.
O Sistema Único de Saúde (SUS) teve sua regulamentação efetivada na década de 90, resultando do maior movimento sanitário brasileiro. De modo a organizar sua implantação e organização, foram estabelecidos os princípios, sendo a saúde considerada um direito fundamental do ser humano de qualquer camada social, cultural, econômica e geográfica, e o Estado o responsável pelo provimento das condições indispensáveis ao seu exercício, assegurando o acesso universal, igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação (BRASIL, 1990). Com base nos textos apresentados, conclui-se que o SUS é definido como:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
sim por que ajuda aquelas pessoas que não tem comdicão financeira
Respondido por
0
É um sistema desorganizado, porém pode ser considerado útil.
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás