O Sistema Único de Saúde (SUS) é, reconhecidamente, uma das maiores conquistas do povo brasileiro nas últimas décadas, por revelar-se a política pública mais includente desde então. A partir da promulgação da Constituição Federal em 1988, todo cidadão brasileiro tem direito à atenção à saúde de forma integral e gratuita. São iniciativas que antecederam a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil:
A
O Instituto Nacional de Assistência Médica de Previdência Social (INAMPS) e a Norma Operacional Básica (NOB
B
As Ações Integradas de Saúde (AIS) e os Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde (SUDS).
C
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e a Estratégia Saúde da Família (E
D
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Pacto pela Saúde.
E
Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP) e a Norma Operacional Básica de Assistência à Saúde (NOAS).
Justifique sua resposta!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
B, As Ações Integradas de Saúde (AIS) e os Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde (SUDS).
Explicação:
Em 1987 é implementado o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), como uma consolidação das Ações Integradas de Saúde (AIS), que adota como diretrizes a universalização e a equidade no acesso aos serviços, à integralidade dos cuidados, a regionalização dos serviços de saúde e implementação de distritos sanitários, a descentralização das ações de saúde, o desenvolvimento de instituições colegiadas gestoras e o desenvolvimento de uma política de recursos humanos.
O capítulo dedicado à saúde na nova Constituição Federal, promulgada em outubro de 1988, retrata o resultado de todo o processo desenvolvido ao longo dessas duas décadas, criando o Sistema Único de Saúde (SUS) e determinando que "a saúde é direito de todos e dever do Estado" (art. 196).
Resposta:
A
Explicação: