O Sistema Único de Saúde (SUS) apesar de todos os avanços em termos de acesso e universalização da assistência, ainda enfrenta problemas quanto ao atendimento do usuário. Ainda percebemos nos cenários de saúde certa fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais, fragmentação da rede assistencial, difícil interação nas equipes, burocratização, verticalização do sistema e baixo investimento na educação permanente dos trabalhadores saúde, resultando em ações consideradas desumanizadas na relação com os usuários do serviço (OLIVEIRA, et al, 2006).
Nessa direção, explique como desenvolver a política de humanização nas práticas de saúde de modo a produzir uma cultura institucional que faça operar os princípios do SUS no cotidiano e na realidade concreta de cada serviço de saúde?
Soluções para a tarefa
Resposta: Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; ... Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um
Explicação:
Em primeiro lugar, cabe a nós, enquanto indivíduos reclamar nossos direitos, para que prevaleça o respeito e melhores condições em setores como a medicina, as políticas de saúde humanizadas e as práticas assistencialistas.
Por isso, programas como o SUS atuam como um aparelho do estado que tem como objetivo a promoção do direito a saúde a todos os indivíduos. Ela busca proteger oferecendo uma rede ampla e abrangente tanto ações, como serviços de saúde.
Assim, essa prática vai desde o cuidado e o entendimento sobre as famílias que precisam de assistência, quanto da disponibilização de leitos, remédios, transplantes, cirurgias, exames, entre outras atividades que o setor de saúde e a cultura institucional proporcionam.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/12647037