Matemática, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

O Sistema Solar fica na galáxia Via Láctea. Você
sabe o que é uma galáxia? Sabe que tipo de re-
lação existe entre o Sistema Solar, a Via Láctea
e o Universo?
Se não souber, pesquise em sites, livros ou re-
vistas especializadas. Depois, escreva um texto
resumindo o que descobriu.

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabiih018
27

Resposta:

O Sistema Solar, é um sistema de nove planetas que giram em órbita do Sol. Já a Via Láctea é a galáxia que o Sistema Solar faz parte, formada por centenas de milhares de estrelas, cada uma com seu sistema de planetas. Em seu centro, há um buraco negro.

Respondido por hadassaaluno2017491
2

Resposta:

A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra. Ela recebeu esse nome (Via Láctea ou estrada do leite) em virtude do seu aspecto esbranquiçado, de aparência leitosa, que pode ser visto em noites de inverno em locais sem nuvens ou poluição.

Acredita-se que a Via Láctea tenha surgido há milhões de anos, logo após o Big Bang, formando-se a partir de uma única nuvem composta por hidrogênio, hélio e poeira cósmica. Com o passar do tempo, em virtude da variação da gravidade em seu interior, essa nuvem teria se fragmentado e formado várias nuvens, que passaram a se desenvolver de forma independente, originando, assim, as galáxias, gigantescos sistemas compostos por poeira, gases, bilhões de estrelas e astros menores (como planetas, cometas, meteoros etc.).

A Via Láctea possui um modelo espiral e é constituida por três elementos principais: o disco, o bojo e o halo. O disco da galáxia é o elemento que define o seu modelo espiral, visto que ele é constituído por vários braços compostos por bilhões de estrelas, poeira e gases. O bojo é a área central da galáxia, possui um formato circular e é formado, principalmente, por estrelas mais velhas de coloração avermelhada. O halo, por sua vez, é uma estrutura circular constituída por estrelas dispersas e aglomerados de estrelas bastante antigas que envolvem toda a galáxia.

O estudo da nossa galáxia não é uma tarefa fácil. Isso porque, como estamos em seu interior e a tecnologia que possuímos hoje não nos permite explorá-la, o seu estudo ainda é muito impreciso. Para se ter uma ideia, até 2013, nenhuma sonda não tripulada e muito menos nave espacial tinham conseguido sair do nosso Sistema Solar, que é apenas uma fração minúscula da galáxia em que nos encontramos.

O desenvolvimento de teorias sobre a Via Láctea ocorre a partir da observação de seus astros e da comparação com outras galáxias semelhantes à nossa e que são visíveis aqui da Terra. Embora ainda não tenhamos tecnologia suficiente para percorrer a galáxia, os atuais equipamentos utilizados na observação espacial (telescópio, satélites e outros) conseguem registrar imagens de excelente qualidade, o que pode ampliar o nosso conhecimento a respeito desse gigantesco sistema.

Explicação passo-a-passo:

Perguntas interessantes