O sistema respiratório humano é composto por um grupo de passagens que filtram e transportam o ar até os pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas no interior de microscópicos sacos aéreos chamados alvéolos. A troca gasosa permite que o O2 passe dos alvéolos para os vasos sanguíneos que posteriormente é distribuído pelo sistema cardiovascular. O sistema cardiovascular consiste em um sistema fechado por meio do qual o sangue circula por todos os tecidos corporais. Basicamente, consiste em uma bomba, um circuito de distribuição, canais de trocas, um circuito de coleta e de retorno.
A imagem a seguir representa a circulação sanguínea corporal. De acordo com o conteúdo aprendido na disciplina de Fisiologia Humana, analise a imagem abaixo (imagem do livro) e responda as questões que virão em sequência.
A circulação do sangue no corpo apresenta dois caminhos, a circulação pulmonar e sistêmica. Apesar de serem totalmente interligadas, apresentam características e funções distintas. Assim, responda as questões abaixo.
) Qual a função da circulação pulmonar e sistêmica, respectivamente.
b) Agora, sabendo das funções de cada circulação fica mais fácil saber como elas acontecem. Deste modo, discorra separadamente como ocorre a circulação pulmonar e sistêmica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)A circulação pulmonar é restrita ao coração e pulmão e tem por finalidade a oxigenação do sangue e a remoção do dióxido de carbono presente nessa circulação.
Já a circulação sistêmica ocorre entre o coração e os demais tecidos do organismo.
B) Circulação pulmonar: O sangue que retorna ao átrio direito por meio das grandes veias passa para o ventrículo direito e é ejetado para as artérias pulmonares, que o direciona para o pulmão para a realização das trocas gasosas. Após esta etapa, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo pelas veias pulmonares.
Circulação Sistêmica: Inicia-se com o sangue oxigenado fluindo do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo que ejeta este sangue para a aorta que irá distribuí-lo para todo o tecido do corpo.
Explicação:
Livro de Fisiologia Humana, pág 54