O sistema nervoso parassimpático, que usa acetilcolina quase exclusivamente para enviar suas mensagens, é considerado quase totalmente colinérgico. As junções neuromusculares, os neurônios pré-ganglionares do sistema nervoso simpático, o prosencéfalo basal e os complexos do tronco cerebral também são colinérgicos, assim como o receptor para as glândulas sudoríparas merócrinas. Disserte sobre as etapas envolvidas na neurotransmissão colinérgica e o que ocorre em cada uma delas
Soluções para a tarefa
A acetilcolina é um neurotransmissor de grande importância para a contração do músculo esquelético, pois é liberada pelos neurônios motores na fenda sináptica com o objetivo de estimular a membrana da fibra muscular esquelética, conduzindo um impulso nervoso.
Isso é possível porque a ligação da acetilcolina nos receptores da fenda pós-sináptica causa uma mudança conformacional que permite a entrada de sódio, o que altera o potencial da placa motora, causando despolarização e abertura dos canais de cátion voltagem dependentes.
Vamos entender mais sobre esse neurotransmissor!
Síntese da acetilcolina
- A síntese de acetilcolina é mediada pela ação da enzima colina acetil transferase (CoAT), característica de um neurônio colinérgico (que faz neurotransmissão mediada por acetilcolina).
- A enzima CoAT é sintetizada no corpo celular do neurônio colinérgico e transportada para o citosol, próximo ao terminal nervoso, onde utiliza uma molécula de acetil-coenzima A para sintetizar a acetilcolina.
- Após a síntese, a acetilcolina é transportada para uma vesícula sináptica, onde será armazenada. A exocitose da vesícula para a fenda sináptica será determinada pela concentração intracelular de cálcio.
- Quando acetilcolina está na fenda sináptica, para que não haja ação contínua do músculo, ela é hidrolisada por uma enzima chamada acetilcolinesterase (ACoE).
Veja mais sobre a acetilcolina aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/3291952?referrer=searchResults
#SPJ4
O neurotransmissor Acetilcolina representa grande importância para o processo de contração do músculo esquelético. Sua liberação ocorre por meio dos neurônios motores na fenda pré-sináptica e estimula a membrana da fibra muscular esquelética. Seus receptores e o aparato enzimático que respondem por sua síntese e degradação formam o sistema de neurotransmissão colinérgica.
Em relação as etapas que compreendem a neurotransmissão colinérgica, são elas: síntese; armazenamento; liberação; ligação da norepinefrina com o receptor, e por último a remoção do neurotrans- missor da fenda sináptica, conforme detalhado a seguir:
A síntese de acetilcolina ocorre pela mediação da enzima colina acetil transferase (CoAT), característica de um neurônio colinérgico (que faz neurotransmissão mediada por acetilcolina).
A enzima CoAT é sintetizada no corpo celular do neurônio colinérgico e transportada para o citosol, próximo ao terminal nervoso, usando uma molécula de acetil-coenzima A para sintetizar a acetilcolina.
Após a síntese, a acetilcolina é transportada para uma vesícula sináptica, onde será armazenada. A exocitose da vesícula para a fenda sináptica será determinada pela concentração intracelular de cálcio.
Assim que a acetilcolina chega a fenda sináptica, para que não aconteça a ação contínua do músculo, ela é hidrolisada por uma enzima chamada acetilcolinesterase (ACoE).
Espero ter ajudado.
#SPJ4