O sistema nervoso, em conjunto com o sistema endócrino, controla todas as ações voluntárias e involuntárias do corpo humano. Para que esse controle seja possível, o sistema nervoso é subdividido em diversas estruturas, que possuem funções específicas e muito importantes. E, para que seja possível o controle das funções musculares e metabólicas, o sistema nervoso conta com uma complexa rede de neurônios que somam, aproximadamente, 90 bilhões de unidades.
JACOB, W. Neurociência e Aprendizagem. Maringá-PR: Unicesumar, 2020.
Diante do que foi exposto acima e do conteúdo estudado sobre a anatomia e a organização do sistema nervoso ao longo da disciplina, elabore um texto explicativo de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, pontuando:
a) Quais estruturas fazem parte do sistema nervoso central e quais fazem parte do sistema nervoso periférico.
b) Quais são as funções dos nervos.
c) Quais são as diferenças funcionais entre o sistema nervoso simpático do parassimpático.
Soluções para a tarefa
1 QUESTÃO: o resumo esta aí (pode resumir mais e colocar so as partes do sistema sem escrever a funçao delas)-
2 QUESTÃO : Os nervos: correspondem a feixes de fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo. São os responsáveis pela união do SNC a outros órgãos periféricos e a transmissão dos impulsos nervosos-
3 QUESTÃO : Sistema Nervoso Simpático: encarregado de regular as respostas corporais de ativação e sistema nervoso Parassimpático: responsável de voltar o corpo ao estado de equilíbrio e conservação depois da ativação do sistema nervoso simpático.
SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo.
É formado por um conjunto de órgãos do cor que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los".
Consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos,sensações ou constatações.
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é formado pelos nervos e gânglios nervosos.
Sua função é ligar o Sistema Nervoso Central aos outros órgãos do corpo e com isso realizar o transporte de informações.
Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal;
Encéfalo
O encéfalo pesa aproximadamente 1,5 quilo, localizado na caixa craniana e apresenta 3 órgãos principais
Cérebro
É o órgão mais importante do sistema nervoso. Considerado o órgão mais volumoso, pois ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo.
A camada mais externa do cérebro e cheia de reentrâncias, o córtex cerebral, responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, escrita, etc.
Ademais, é atos conscientes e inconscientes, da memória, do raciocínio, da inteligência e da imaginação, e controla ainda, os movimentos voluntários do corpo
Cerebelo
Está situado na parte posterior e abaixo do cérebro, o cerebelo coordena os movimentos precisos do corpo, além de manter o eequilíbrio. Regula o grau de contração dos músculos em repouso.
Tronco EncefálicoCOCO
Localizado na parte inferior do encéfalo, o tronco encefálico conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa.
Produz os estímulos nervosos que controlam as atividades vitais como os movimentos respiratórios, batimentos cardíacos e reflexos, como tosse, o espirro e a deglutição.
Medula Espinhal
A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso situado dentro da coluna vertebral. Na parte superior está conectada ao tronco encefálico.
Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos).
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
O SNP é constituído por nervos e gânglios. Eles são os responsáveis por interligar o SNC as partes do corpo.
Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.
Os Nervos
Os nervos: correspondem a feixes de fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo. São os responsáveis pela união do SNC a outros órgãos periféricos e a transmissão dos impulsos nervosos.
Os nervos apresentam a seguinte divisão:
Nervos Espinhais: compostos por 31 pares, que fazem conexão com a medula espinhal. Estes nervos são responsáveis por inervar o tronco, membros e certas regiões específicas da cabeça
Nervos Cranianos: compostos por 12 pares, são os que fazem conexão com o encéfalo. São estes nervos que inervam as estruturas da cabeça e do pescoço.
Os nervos apresentam os seguintes tipos:
Nervos Aferentes (Sensitivos): enviam sinais da periferia da corpo para o sistema nervoso central. Este tipo de nervo é capaz de captar estímulos como calor e a luz.
Nervos Eferentes (Motores): enviam sinais do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas.
Nervos Mistos: formados por fibras sensoriais e fibras motoras, por exemplo, os nervos raquidianos
OS GÂNGLIOS
Os gânglios nervosos são aglomerados de neurônios situados fora do sistema nervoso central, espalhados pelo corpo. É comum eles formarem uma estrutura esferal
O SNP é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
Sistema Nervoso Somático: regula as ações sob o controle das ações voluntárias. Atua sob a musculatura esquelética de contração voluntária.
Sistema Nervoso Autônomo: atua de modo integrado com o sistema nervoso central. Geralmente, exerce o controle de atividades de ações involuntárias como as atividades realizadas pelos órgãos internos. Atua sob a musculatura lisa e cardíaca
O sistema autônomo: tem como função regular as atividades orgânicas, garantindo a homeostase do organismo. Ele apresenta duas subdivisões:
Sistema Nervoso Simpático: que estimula o funcionamento dos órgãos; é formado pelos nervos espinhais da região torácica e lombar da medula. Os principais neurotransmissores liberados são a noradrenalina e a adrenalina.
Sistema Nervoso Parassimpático : que inibe o funcionamento dos órgãos; é formado pelos nervos cranianos e espinhais das extremidades da medula. O principal neurotransmissor liberado é a acetilcolina.