O sistema nervoso é responsável não só por coordenar os processos de adaptação dos organismos ao espaço no qual vivem como tambérn por organizar essa adaptação no tempo. Por adaptação no tempo devemos entender tanto fenômenos que ocorrem nas relações entre um organismo e seu ambiente quanto fenômenos de "economia interna", como por exemplo a permeabilidade de uma membrana ou a secreção de um hormônio. Até meados do século XX, acreditava-se que esses ajustes temporais eram realizados por mecanismos do tipo ação-reação, como por exemplo no caso do nosso ciclo vigilia/sono: seríamos levados a dormir pela escuridão e acordaríamos com o nascer do sol. As demonstrações de que o ciclo vigilia/sono persiste em condições de isolamento temporal (pessoas mantidas em cavernas por períodos de várias semanas ou meses continuam dormindo e acordando com uma periodicidade de aproximadamente 25h) nas mais diversas espécies sugeria a existência de "relógios biológicos", ou seja, mecanismos capazes de gerar ciclos independentemente da presença de estímulos ambientais. "Relógios" são os mecanismos geradores de ciclos e seu produto final, diretamente observável, são os ritmos biológicos. A disciplina que se ocupa dessas questões é conhecida como Cronobiologia. Atualmente a existência desses "relógios biológicos" é amplamente aceita na comunidade científica, tendo sido algumas dessas estruturas identificadas em várias espécies, na forma de agrupamentos de neurônios que são capazes de gerar ritmos. [...] Hoje em dia, a neurociência tem desenvolvido muitos métodos para estudar ritmos biológicos e relógios, incluindo programas sofisticados de computador e análise estatística para descobrir os componentes ritmicos das atividades orgánicas e comportamentais. Cada vez mais a Cronobiologia está descobrindo como, quando e por que nosso cérebro e hormônios são modulados por ciclos naturais. MENNA-BARRETO, Luiz.
1) De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que:
a) ( ) há evidências de que a estrutura dos relógios biológicos
corresponde, em alguns casos, a um conjunto de neurônios capazes de gerar ritmos biológicos.
b) () a Cronobiologia se ocupa, atualmente, em descobrir as características circunstanciais e variáveis dos relógios biológicos do ser humano, os quais são culturalmente determinados por estímulos externos.
c) () a Cronobiologia é um ramo das ciências biológicas que trata da adaptação externa dos organismos à sua localização espacial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Amg, acho que a resposta é a b
Respondido por
1
Resposta:
O tecido nervoso possui origem ectodérmica e tem a importante função de captar estímulos e desencadear respostas a eles. A principal célula nervosa é o neurônio, que pode ser dividido em 3 partes principais: corpo celular (com núcleo e nucléolo bem desenvolvidos, além de abundante quantidade de mitocôndrias, retículo rugoso e complexo golgiense), os dendritos (ramificações relacionadas com a captação de estímulos) e o axônio (longo prolongamento, responsável pela condução de impulsos nervosos).
Explicação:
Espero ter ajudado!!!
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás