O sistema nervoso é capaz de controlar a curto prazo a pressão arterial (resposta imediata), entretanto, quando a alteração ocorre a longo prazo, no decorrer de muitas horas ou dias, os mecanismos nervosos não são suficientes para manter este controle. Nestas situações, os rins são de suma importância, visto que eles desempenham um papel predominante neste tipo de controle. (Adaptado de Guyton e Hall, Tratado de fisiologia médica, 10a ed.). Neste caso um sistema é ativado, o sistema renina angiotensina. Em relação a esses mecanismos de controle responda:
A) Qual a resposta imediata, dada pelo sistema nervoso, em uma situação de hipotensão?
B) Na situação a longo-prazo, como os rins regulam a pressão arterial?
Soluções para a tarefa
A) Em uma situação de hipotensão, o sistema nervoso age diretamente no sistema cardiovascular, sendo assim, promove a dilatação das veias e isso faz com que haja uma mudança na quantidade de sangue, uma vez que há a vasoconstrição. Como resposta para isso, há a diminuição da angiotensina nos rins, e posteriormente um aumento de reabsorção dos fluidos.
B) A regulação dos rins a longo prazo é feita através do sistema renina angiotensina aldosterona, dessa forma, esse sistema controla o volume de líquido fora das células renais, o que causa a liberação de menos água dos rins. Isso faz com que os líquidos fiquem retidos e haja o controle da pressão arterial.
A relação entre a pressão arterial e o sistema renina angiotensina aldosterona
Sabe-se que o sistema renina angiotensina aldosterona é responsável por muitas funções no corpo, principalmente as de regulação e controle, portanto, o sistema renina angiotensina aldosterona é quem mantém a regulação da pressão arterial.
E como já dito anteriormente, isso é feito através do controle hídrico e de sódio dos rins.
Leia mais sobre A relação entre a pressão arterial e o sistema renina angiotensina aldosterona: https://brainly.com.br/tarefa/3158298
#SPJ10
88**9**93**76**82**55**.,,...,.,.,.,