O sistema métrico decimal foi adotado pelo Brasil no ano de 1862, mediante a Lei Imperial nº 1.157, de 26 de junho daquele ano. Referendada pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, João Lins Vieira Cansansão de Sinimbu, sob a rubrica do Imperador Pedro II (1825-1891), estabeleceu as principais diretrizes necessárias à adoção e disseminação do sistema de maneira gradual no País. Sabendo que a certificação é a garantia de que os produtos atendem as medidas de sistema métrico, compete ao órgão fiscalizador:
I- Planejar e executar as atividades de Acreditação de Laboratórios de Calibração e de Ensaios, de provedores de ensaios de proficiência, de Organismos de Avaliação da Conformidade e de outros necessários ao desenvolvimento da infraestrutura de serviços tecnológicos no País.
II- Coordenar, no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro), a atividade de Avaliação da Conformidade, voluntária e compulsória de produtos, serviços, processos e pessoas.
III- Manter e conservar os padrões das unidades de medida, assim como implantar e manter a cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida no País, de forma a torná-las harmônicas internamente e compatíveis no plano internacional, visando a sua aceitação universal e a sua utilização com vistas à qualidade de bens e serviços.
Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
dayanagta29:
Já encontrou uma resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Português,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás