O sistema maremotriz aproveita o movimento regular de fluxo do nível do mar (elevação e abaxamento). funcionar de maneira semelhante à de uma hidrelétrica. Uma barragem é construida, forma-se um reser- vatório junto ao mar, quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no reservatório e. quando baxa, a água sai, movimentando uma turbina ligada diretamente a um sistema de conversão gerando eletricidade. A primeira usina maremotriz do mundo foi construida em La Rance, na França, em 1966. Hoje, essa forma de geração de energia é utilizada principalmente no Japão, na Inglaterra e no Havai, onde ocorrem grandes marés. Também existem outras usinas sendo construidas no Canadá, na Austrália e na Argentina. Está prevista para 2020 a conclusão da usina maremotriz de MeyGen, na Escócia, com 269 turbinas capazes de produzir até 400 MW de energia, suficiente para abastecer 175 mil casas. Parte do programa Energia Limpa dos britânicos, que pretende produzir 190 GW de energia por meio de fontes renováveis até 2050, o projeto da usina de MeyGen é um dos mais revolucionários na área de produção de energia por meio das marés No Brasil, o litoral maranhense , onde a amplitude dos niveis das marés chega a 8 metros, é um dos únicos possiveis locais para a instalação de uma usina maremotriz. Existe um projeto para a construção da primeira usina brasileira em Bacanga, São Luis, Maranhão, que ainda não saiu do papel. Atualmente, a maior parte de energia gerada no pais é conduzido pelas hidrelétricas.
1°) explique resumidamente do que trata o texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Funciona de forma semelhante a uma hidrelétrica: uma barragem é construída, formando-se um reservatório junto ao mar; quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no reservatório, e, quando baixa, a água sai, movimentando uma turbina diretamente ligada a um sistema de conversão, gerando assim eletricidade.
Explicação:
me ajuda lq no meu tbm anj
Resposta:
Oi..Nice ._.
A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.
O sistema utilizado é semelhante ao de uma usina hidrelétrica. As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica.
A força das marés tem sido aproveitada desde o século XI, quando franceses e ingleses utilizavam esse artifício para a movimentação de pequenos moinhos. Porém, o primeiro grande projeto para a geração de eletricidade através das marés foi realizado em 1967. Nesse ano, franceses construíram uma barragem de 710 metros no Rio Rance, aproveitando o potencial energético das marés.