O sistema linfático é um sistema de drenagem que colabora com o sistema venoso para drenar a linfa dos tecidos para a circulação sanguínea. Este sistema é constituído pela linfa, vasos que a drenam, tecidos e órgãos linfoides.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R,; ARAÚJO, C. L. C. de. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
Considere as informações acima sobre o sistema linfático, analise as afirmações abaixo:
I - Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os locais do corpo, sendo abundantes na pele e nas mucosas, mas ausentes nos dentes, ossos, medula óssea vermelha, sistema nervoso central, nos tecidos avasculares e nos músculos estriados esqueléticos.
II - O sistema linfático pouco se relaciona à disseminação do câncer (metástase), uma vez que esta se dá ou por contiguidade (proximidade às células tumorais) ou por via sanguífera (também chamada de disseminação hematogênica).
III -Outros importantes órgãos linfoides são o baço, o timo, os nódulos linfáticos, as tonsilas e os rins. Em conjunto, produzem anticorpos e atuam protegendo o corpo de patógenos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Reposta: Somente a alternativa I esta correta
Explicação:
I - Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os locais do corpo, sendo abundantes na pele e nas mucosas, mas ausentes nos dentes, ossos, medula óssea ( CORRETA)
II - A disseminação pelo sangue é a via mais comum de propagação de sarcomas ( tumores mais malignos), a disseminação linfática é a via mais comum de disseminação de carcinomas ( tumores menos malignos)
III - Os rins não são órgãos linfoides
I - PAG 29 e 30
II - PAG 35
III - PAG 29
Livro: Anatomia humana aplicada á EF ( Unicesumar)
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás