Ed. Física, perguntado por southwatersurf, 10 meses atrás

O sistema linfático é um sistema de drenagem que colabora com o sistema venoso para drenar a linfa dos tecidos para a circulação sanguínea. Este sistema é constituído pela linfa, vasos que a drenam, tecidos e órgãos linfoides. MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R,; ARAÚJO, C. L. C. de. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Sobre o sistema linfático, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: Outros importantes órgãos linfoides são o baço, o timo, os nódulos linfáticos, as tonsilas e os rins. Em conjunto, produzem anticorpos e atuam protegendo o corpo de patógenos. Alternativa 2: Os linfonodos podem ficar intumescidos, infartados ou congestionados em casos de infecção, inflamação ou outra doença que altere o sistema imunológico. Esse fenômeno é chamado de linfangite. Alternativa 3: O sistema linfático pouco se relaciona à disseminação do câncer (metástase), uma vez que esta se dá ou por contiguidade (proximidade às células tumorais) ou por via sanguífera (também chamada de disseminação hematogênica). Alternativa 4: Ao contrário dos outros sistemas do corpo, o sistema linfático não é alterado em função do envelhecimento. Assim, pode-se dizer que a produção de células imunológicas pelo corpo é mantida em todo o decorrer da vida do indivíduo sem grandes alterações. Alternativa 5: Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os locais do corpo, sendo abundantes na pele e nas mucosas, mas ausentes nos dentes, ossos, medula óssea vermelha, sistema nervoso central, nos tecidos avasculares e nos músculos estriados esqueléticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliamarzola
74

Olá! Vamos lá..


Alternativa 1: Outros importantes órgãos linfoides são o baço, o timo, os nódulos linfáticos, as tonsilas e os rins...


Não é correta. Pois os rins não são órgãos linfáticos.



Alternativa 2: Os linfonodos podem ficar intumescidos, infartados ou congestionados em casos de infecção, inflamação ou outra doença que altere o sistema imunológico. Esse fenômeno é chamado de linfangite.


Está errada também, uma vez que Linfangite é a inflamação nos vasos e canais linfáticos, e não nos linfonodos em si.


Alternativa 3: O sistema linfático pouco se relaciona à disseminação do câncer (metástase), uma vez que esta se dá ou por contiguidade (proximidade às células tumorais) ou por via sanguífera (também chamada de disseminação hematogênica).


Errada! A forma de disseminação pode ser das 3 formas: hematogênica, linfática e direta.


Alternativa 4: Ao contrário dos outros sistemas do corpo, o sistema linfático não é alterado em função do envelhecimento. Assim, pode-se dizer que a produção de células imunológicas pelo corpo é mantida em todo o decorrer da vida do indivíduo sem grandes alterações.


Errada também! O sistema linfático sofre sim alterações ao longo da vida do ser humano.


Correta:

Alternativa 5: Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os locais do corpo, sendo abundantes na pele e nas mucosas, mas ausentes nos dentes, ossos, medula óssea vermelha, sistema nervoso central, nos tecidos avasculares e nos músculos estriados esqueléticos.


O que nos resta estão é a alternativa 5 como correta. Que podemos considerar parcialmente correta, uma vez que nos últimos anos foi descoberta uma rede linfática dentro do sistema nervoso central. ;)



Espero ter ajudado.


FernandoForce: obrigado ;)
Respondido por deideclaudinooficial
33

Resposta:

PAGINA 30 DO LIVRO

Explicação:

Os capilares linfáticos são abundantes na pele e

nas mucosas, mas não existem nos dentes, nos ossos,

na medula óssea vermelha, no sistema nervoso central,

nos tecidos avasculares (cartilagem, epiderme e

córnea do bulbo) e no músculo estriado esquelético

(mas existem no tecido conjuntivo que os envolve).

Perguntas interessantes