O sistema linfático é constituído por uma rede de vasos compostos por vasos, capilares e ductos que drenam o fluido intersticial, estabelecendo uma relação direta com o sistema circulatório. Devido a isso, existem similaridades na estrutura e função de ambos os vasos. Sendo assim, sobre as funções dos vasos linfáticos, é incorreto afirmar que:
asseguram um fluxo unidirecional da linfa por meio das válvulas, fluxo esse que se move devido à contração rítmica de sua musculatura lisa e pela compressão intermitente, exercida pelos tecidos durante o movimento e pela pressão intratorácica negativa.
conduzem o ultrafiltrado capilar em direção à corrente sanguínea por meio das veias do pescoço e linfonodos, processo que completa a circulação extravascular de fluido e de proteínas, assegurando a homeostase do volume tecidual.
entre as funções estão a circulação de gorduras digeridas na forma de quilomícrons, absorvidas no intestino e que são encaminhadas para o plasma, e a defesa do organismo humano pelo transporte de antígenos e de microrganismos até os linfonodos, local em que essas partículas são filtradas e fagocitadas.
quando a pressão capilar é temporariamente mais baixa do que a pressão do fluido intersticial, favorece o influxo do fluido.
são caracterizados por uma rede de vasos em fundo cego e têm como função principal transportar a linfa sob baixas pressões em sentido unidirecional às veias do sistema circulatório
annamarcia14:
LETRA A
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
O sistema linfático é formado por órgãos linfoides, como linfonodo e o timo, e por vasos linfáticos que conduzem a linfa em uma direção única por conta das suas válvulas, e mesmo não tendo movimento próprio, a linfa segue esse fluxo devido as pressões de outros tecidos e pressões externas (alternativa A).
Pessoas que passam muito tempo sentadas ou deitadas tendem a sofrerem com o acúmulo de líquidos nos tecidos justamente pelo acúmulo de linfa, as massagens podem ajudar a diminuir as dores e desconfortos.
Espero ter ajudado!
Respondido por
1
Resposta:
Quando a pressão capilar é temporariamente mais baixa do que a pressão do fluido intersticial, favorece o influxo do fluido.
Explicação:
Perguntas interessantes
Física,
6 meses atrás
Saúde,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás