O sistema imunológico é responsável por manter o equilíbrio do organismo realizando a sua defesa contra qualquer agente agressor que ameace a homeostase. A imunidade compreende a reação do sistema de defesa contra substâncias próprias e não próprias, e é classificada de duas formas, imunidade natural e imunidade adquirida.
LIMA, Silvana Gozzi Pereira; COUTO, Valéria Fatima do. Dermatologia e Disfunções da Pele. Maringá/PR: Unicesumar, 2020.
Diante do exposto e com base no livro da disciplina, descreva a definição de imunidade natural e imunidade adquirida.
Soluções para a tarefa
A imunidade é definida como a capacidade inata ou adquirida que o organismo possui de se defender de agentes potencialmente patogênicos.
A imunidade natural se refere àquela que nasce conosco e é capaz de combater diversos patógenos, mas não é específica e nem duradoura. Suas principais características são a barreira física, fisiológica, celular e inflamatória que proporciona.
Já a imunidade adquirida provoca uma resposta que se desenvolve durante a vida a partir do contato do indivíduo com agentes patogênicos. O organismo, então, produz anticorpos específicos para combater a um patógeno em particular. Esse tipo de resposta é específico, especializado e possui memória imunológica.
Resposta:
* Imunidade Natural / Inata - Está presente desde o nascimento, sendo a primeira linha de defesa presente no organismo, de resposta rápida e refere-se ás barreiras físico-químicas da pele e mucosas, pelas células denominadas macrófagos, neutrófilos, células NK, eosinófilos presente no sangue e, ainda, por várias moléculas relacionadas ao sangue e pelos mediadores citocinas. O mais importante é que o mecanismo de ação desta imunidade natural não necessita de exposição prévia aos elementos micro-organismos, células ou moléculas reconhecidas como estranhas.
* Imunidade Adquirida / Adaptativa / Específica - Diferente da imunidade inata, necessita que o sistema imunológico do indivíduo encontre invasores estranhos e, consequentemente, reconheça substâncias não próprias (antígenos), desta forma pode-se dizer que este tipo de imunidade (adaptativa) possui características de aprender, adaptar-se e lembrar-se. O mais importante é que a imunidade adquirida ainda pode ser chamada de específica pois ela irá atacar um antígeno específico ao qual ela já se deparou-se (previamente encontrado).