O sistema feudal foi o resultado da reorganização do espaço político social que foi destruído com as guerras entre romanos e povos germânicos, dessa forma podemos entender que o feudalismo teve por objetivo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
teste de história
resposta única
O sistema feudal foi o resultado da reorganização do espaço político social que foi destruído com as guerras entre romanos e povos germânicos, dessa forma podemos entender que o feudalismo teve por objetivo:
A) Unificar o território com a centralização do poder nas mãos dos rei
B) Substituir a antiguidade com a criação de novas regulamentações sociais.
C) Construir uma nova realidade social através dos jogos e romances de cavalaria.
D) Construir uma ordem política, após a morte do imperador Carlos Magno.
Assista o vídeo abaixo e responda as questões
A sociedade feudal era dividida entre três estamentos: clero (igreja), nobres da espada e servos camponeses.
A sociedade feudal era dividida em três estamentos, mas a burguesia surgiu em meio aos servos camponeses.
A sociedade feudal não era dividida em três estamentos, pois, naquela época, as oportunidades de ascensão social igualavam clero, nobres e servos.
Quando a burguesia surgiu em meados do século XV a os nobres se fortaleceram, devido ao crescimento econômico das cidades.
Os castelos foram as principais construções do período medieval, escolha a alternativa que melhor explica as funções dos castelos na Europa Ocidental
Os castelos foram as residencias dos nobres, apenas uma casa grande e bem construída, cuja altura permitia aos guardas observarem a região.
Os castelos eram a sede administrativa dos nobres, lá residiam muitos conselheiros, comandantes do exército e até mesmo sacerdotes; suas fortificações permitiam a defesa de seus muros e dificultava o acesso dos inimigos.
Os castelos eram lugares onde a igreja realiza as cerimônias mais importantes, como casamentos e ordenações da cavalaria.
Escolha a alternativa que esteja incorreta em relação a sociedade medieval
A economia medieval era fundamentada na agriculta, como principal meio de subsistência.
A economia medieval iniciou com a agricultura, mas no final do século XV, devido as novas tecnologias, foi substituída pela indústria mecânica.
Na sociedade medieval, o escambo era a principal forma de circulação de mercadorias, ou seja, como a moeda era escassa, a troca de mercadorias era usual e comum nas relações comerciais.
A agricultura, principal forma de subsistência no período medieval era realizada pelos servos que, além de pagarem inúmeras taxas, viam os frutos de seus trabalhos, sendo confiscados para sustentar os nobres e o clero.