O sistema feudal, característico da Idade Média Ocidental europeia, foi marcado pela prática da agricultura que visava uma produção de subsistência, onde não se almejava produção excedente. A sociedade era dividida de tal forma que cada segmento dependia das funções do outro, com afazeres bem delimitados por cada setor. Os nobres, proprietários das terras, usufruíam do trabalho braçal dos camponeses. Em troca, lhes oferecia proteção e segurança. A respeito do feudalismo na Europa medieval, pode-se afirmar:
2 pontos
(A) A utilização da tecnologia mais avançada no século V até o VIII, como o uso do arado e a rotação de culturas, permitiu uma produção agrícola em larga escala, comercializada entre os reinos.
(B) O trabalho era fundado na servidão, o que mantinha os trabalhadores presos a terra e subordinados a uma série de obrigações como impostos e serviços.
(C) O cultivo da terra, a qual era propriedade dos servos, atendia ao consumo local; áreas restritas eram exploradas em benefício dos senhores feudais.
(D) A sociedade feudal era dividida em dois grupos sociais, senhores e servos, que repartiam a terra, de forma que cada grupo ficasse com a parte que conseguia explorar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
A economia feudal era baseada na agricultura, que era praticada pelos servos que viviam dentro de feudos(mas também haviam outros tipos de atividades e serviços, que serviam o senhor feudal)
Perguntas interessantes