O sistema educacional brasileiro é organizado a partir das relações de colaboração e interdependência entre seus entes públicos administrativos – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – e, para nortear suas ações nessas esferas, procuram-se construir políticas públicas educacionais que regulam a educação básica e superior. Uma dessas políticas públicas educacionais tem como foco pensar o currículo, devido à construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Estados e Municípios discutem sistematicamente a sua base curricular, assim como cada escola. Diante disso, após conversas com a equipe, chegaram a algumas conclusões. Seu papel agora é organizar essas informações: Redija um texto usando argumentos que destaquem a importância de elaborar um currículo para o desenvolvimento dos alunos na Educação Infantil.
Soluções para a tarefa
A importância de elaborar um currículo para o desenvolvimento dos alunos na Educação Infantil está relacionada a formação de cidadãos conscientes e respeitosos, sobretudo na sociedade atual, marcada pelo preconceito e discriminação.
Por conta disso, vale considerar a importância também de flexibilizar e adaptar o currículo de acordo com a realidade de cada escola, assim como na efetivação de propostas inclusivas, tornando mais acessível o conhecimento a todas as crianças.
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Explicação:
A Educação Infantil, na atualidade, é a primeira etapa da educação básica em que se inicia o processo de escolarização com crianças, seja na creche ou na pré-escola, que irão desenvolver suas primeiras habilidades e aprendizagens a partir dos campos de experiências utilizados pelos professores em suas práticas cotidianas.
A escola, nessa fase, complementa a ação educacional dos pais, sobretudo no que diz respeito às turmas de berçário. A Educação Infantil, embora una os eixos estruturantes do cuidar e do educar, deverá ter uma organização clara e específica de seus objetivos de aprendizagem, sempre valendo-se das interações e brincadeiras para atingir esses objetivos.
A Base Nacional Comum Curricular coloca para a Educação Infantil os seguintes direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Direitos que serão atendidos a partir das atividades curriculares propostas na escola dentro dos seguintes campos de experiência: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimento; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a serem trabalhados com os alunos da Educação Infantil são organizados a partir de três grupos etários: bebês (zero a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses), o que respeita as possibilidades de aprendizagem de cada fase da infância. Dessa forma, a BNCC entende que uma educação infantil bem organizada em todos os aspectos, inclusive no curricular, irá preparar seus alunos para serem bem-sucedidos nas etapas posteriores da educação.