Ed. Física, perguntado por dionete2008, 4 meses atrás

O sistema digestório é formado por um conjunto de órgãos pelos quais o alimento passa (canal alimentar) e por órgãos envolvidos indiretamente na digestão (órgãos anexos). Além da digestão, o sistema digestório elimina substâncias inúteis ao organimo. MOORE, K .L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R.; ARAÚJO, C. L. C. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Considerando o exposto sobre o sistema digestório, leia as afirmações abaixo: I. O intestino delgado está envolvido tanto na digestão quanto na absorção de nutrientes. II. O pâncreas é um órgão anexo que produz o suco pancreático, o qual é essencial à digestão de gorduras. ​​III. O esôfago pertence ao canal alimentar. Embora represente o principal local de absorção de nutrientes, ele também participa da disgestão. IV. As glândulas salivares também pertencem ao canal alimentar. Sua função é produzir saliva, contendo a enzima aquinase salivar para iniciar a digestão de carboidratos. V. O fígado também é um órgão anexo. Ele armazena a bile que foi produzida pela vesícula biliar. A bile é um líquido amarelo esverdeado, cuja ação é essencial à digestão de gorduras.

Soluções para a tarefa

Respondido por sbbritobp4kut1
2

Resposta:

Opção I

No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo. O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente.

Explicação:

Opção II
A função exócrina do pâncreas é de produzir suco pancreático, que é uma secreção composta por enzimas digestivas que contribuem para o processo de digestão de proteínas, carboidratos, triglicerídeos e ácidos nucleicos.

Dissolver carboidrato (amilase pancreática);

       Dissolver proteínas (tripsina, quimotripsina, carboxipeptidase e elastase);

       Dissolver triglicerídios nos adultos (lipase pancreática);

       Dissolver ácidos nucléicos (ribonuclease e desoxirribonuclease).

Opção III

É o órgão tubular e musculoso que conecta a faringe com o estômago. O bolo alimentar atinge o estômago graças às contrações do músculo liso que forma o esôfago. Essas contrações são chamadas de contrações peristálticas.

Opção IV

As glândulas salivares são tecidos especializados na produção e secreção de saliva, que lubrifica a boca e a garganta, contém enzimas que dão início ao processo de digestão dos alimentos, contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a prevenir infecções.

Opção V

O fígado é o segundo maior órgão, perdendo apenas para a pele, e a maior glândula do corpo humano. Ele apresenta várias funções essenciais para o funcionamento do organismo, como a eliminação de substâncias tóxicas e a produção da bile, um produto essencial para a digestão de gorduras.

Perguntas interessantes