O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como principal objetivo monitorar o estado nutricional e as características do consumo alimentar dos indivíduos atendidos pelo Sistema Único de Saúde. O estado nutricional da criança, especialmente nos primeiros anos de vida, é considerado o principal indicador de saúde desta população.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) objetiva monitorar as características do consumo alimentar de indivíduos atendidos pelo Sistema Único de Saúde. O objetivo deste estudo foi identificar as práticas alimentares de crianças menores de 24 meses que frequentam Unidades Básicas de Saúde (UBS), utilizando o SISVAN, e avaliar a relação com perfis sociodemográficos maternos. Estudo transversal que avaliou 350 crianças utilizando-se o Formulário de Marcadores de Consumo Alimentar do SISVAN, e dados sociodemográficos maternos para a identificação dos perfis a partir da análise fatorial exploratória. Das crianças avaliadas, 41,1% das menores de 6 meses e 98,7% daquelas entre 6 e 23 meses apresentaram consumo inadequado. Foram encontrados 2 perfis sociodemográficos: Perfil 1 (mães com menor renda, menor escolaridade e beneficiárias do Programa Bolsa Família) associado com o consumo de água/chá, leite de vaca e papa salgada; e Perfil 2 (mães com mais idade, com maior número de filhos e com maior número de residentes no domicílio) associado com o consumo de leite materno (p= 0,048). A utilização do SISVAN possibilitou identificar que as crianças apresentaram práticas alimentares inadequadas, e o Perfil 1 parece ser um perfil de risco para o desmame.
Resposta:
APOS ANALISAR OS DADOS OFERECIDOS NA TABELA A RESPOSTA CORRETA É A QUESTÃO B - AS CRIANÇAS DE 12 A 23 MESES COMEM MAIS MINGAU COM LEITE OU LEITE COM FARINHA DO QUE CRIANÇAS ENTRE 6 E 11 MESES.
Explicação:
CRIANÇAS ENTRE 6 E 11 MESES ESTÃO AINDA EM PERIODO DE AMAMENTAÇÃO.