O sistema de saúde no Brasil é organizado por níveis de atenção. Essa forma de organização e hierarquização das redes assistenciais do modelo de atenção à saúde em pirâmide, organizando a assistência em graus crescentes de complexidade. No que diz respeito aos níveis de atenção à saúde: a. Atenção primária: congrega os equipamentos com grau intermediário de inovação tecnológica (como raio-X com alguma sofisticação, ecocardiógrafo, ultrassom e aparelhos para endoscopia), capacitação de pessoal, em particular dos médicos, e geralmente situa-se em áreas especializadas originárias (clínica, cirurgia, ginecologia, obstetrícia, pediatria) e em outras, como oftalmologia e psiquiatria. b. Ao nível secundário concentra os equipamentos com alta incorporação tecnológica, aqueles de última geração e, portanto, mais caros (ressonância magnética e PET scan). O pessoal que trabalha nesse nível necessita de formação especializada mais intensiva, no caso dos médicos até em áreas superespecializadas (neurocirurgia, cirurgia de mão, nefrologia pediátrica, cancerologia, entre outras) que demandam de 3 a 5 anos de residência médica para obter a capacitação. c. O nível terciário cabem os equipamentos com grau intermediário de inovação tecnológica (aparelhos de raio-X com alguma sofisticação, ecocardiógrafo, ultrassom de geração mais nova, aparelhos para endoscopia). A capacitação de pessoal – a dos médicos, em particular – situa-se em áreas especializadas originárias (clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria) e em outras, como oftalmologia e psiquiatria. d. O nível primário é aquele em que estão os equipamentos com menor grau de incorporação tecnológica do sistema. A capacitação de pessoal para esse nível apresenta necessidades de uma formação geral e abrangente para atender aos eventos mais prevalentes na população (os problemas de saúde mais frequentes), e o quadro de profissionais é preenchido por médicos de família e clínicos gerais. e. Atenção secundária: caracteriza-se como a entrada do usuário no sistema de saúde. Estudos mostram que possui um grau de 85 a 90% de resolutividade.
Soluções para a tarefa
A atenção primária nada mais é do que o primeiro nível de atenção, a atenção básica e seus postos de saúde. Neste nível são trabalhadas ações que visem a promoção da saúde e prevenção se de doenças, se caracterizando como a porta de entrada para o atendimento à saúde.
O nível secundário já envolve um tratamento especializado com equipamentos de média complexidade, oferecendo à comunidade o atendimento com especialistas, como cardiologista e pediatra.
Já o nível terciário envolve as superespecializações e os equipamentos de última geração. neste nível são realizadas cirurgias e exames mais invasivos.
Logo, a alternativa correta é a letra D.
Alternativa D.
- [Errado]
- Atenção primária: congrega os equipamentos com grau intermediário de inovação tecnológica (como raio-X com alguma sofisticação, ecocardiógrafo, ultrassom e aparelhos para endoscopia), capacitação de pessoal, em particular dos médicos, e geralmente situa-se em áreas especializadas originárias (clínica, cirurgia, ginecologia, obstetrícia, pediatria) e em outras, como oftalmologia e psiquiatria.
Nível Primário: A maioria da populção tem necessidade de saúde de baixa complexidade mas que tem maior cobertura que podem ser resolvidas neste nível. Podemos citar estabelecimentos como postos e estações médicas rurais.
- [Errado]
- Nível secundário: concentra os equipamentos com alta incorporação tecnológica, aqueles de última geração e, portanto, mais caros (ressonância magnética e PET scan). O pessoal que trabalha nesse nível necessita de formação especializada mais intensiva, no caso dos médicos até em áreas superespecializadas (neurocirurgia, cirurgia de mão, nefrologia pediátrica, cancerologia, entre outras) que demandam de 3 a 5 anos de residência médica para obter a capacitação.
Nivel secundário: é um segmento de menor população. `Por tanto, menor cobertura. Recebe diagnósticos e tratamentos de pacientes que não podem ser resolvidos no nível primário, e geralmente, este engloba serviços clinicos dos hospitais.
- [Errado]
- Nível terciário: cabem os equipamentos com grau intermediário de inovação tecnológica (aparelhos de raio-X com alguma sofisticação, ecocardiógrafo, ultrassom de geração mais nova, aparelhos para endoscopia). A capacitação de pessoal – a dos médicos, em particular – situa-se em áreas especializadas originárias (clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria) e em outras, como oftalmologia e psiquiatria.
Nivel Terciario: Uma uma vez que o paciente esteja hospitalizado e necessite de um nível mais elevado de cuidados especiais dentro do hospital, ele pode ser encaminhado para atendimento terciário que por sua vez, exige equipamentos e conhecimentos altamente especializados, assim, sendo compreendido por uma assistência mais complexa oferecida por hospitais de grande porte pois um pequeno hospital local pode não ser capaz de fornecer esses serviços.
- [correto]
- O nível primário é aquele em que estão os equipamentos com menor grau de incorporação tecnológica do sistema. A capacitação de pessoal para esse nível apresenta necessidades de uma formação geral e abrangente para atender aos eventos mais prevalentes na população (os problemas de saúde mais frequentes), e o quadro de profissionais é preenchido por médicos de família e clínicos gerais.
Nível primário: equipamentos e conhecimentos altamente especializados, assim, sendo compreendido por uma assistência mais complexa oferecida por hospitais de grande porte, encaixa-se no nível terciário. Sendo assim, no nível primário [primeiro nível] dentre a pirâmide, apresenta: equipamentos com menor grau de incorporação tecnológica do sistema.
Organização adequada:
Afirmativa: [d] = Nível primário.
Afirmativa [a] e [c] = Nível Secundário.
Alternativa [b] = Nível Terciário.
Acesse: [ + I n f o r m a ç õ e s ]
https://brainly.com.br/tarefa/22784924
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.