Geografia, perguntado por hoox, 1 ano atrás

O sistema de projeção do mapa a seguir foi criado por Mercator em 1569 com o objetivo de facilitar as navegações marítimas.

OBSERVE O MAPA E FAÇA O QUE SE PEDE:

a) Segundo a projeção de Mercator, em quais porções da Terra representadas no mapa não ocorre distorção e onde a distorção é mais acentuada?

b) A projeção de Mercator é um exemplo do grande desenvolvimento da cartografia no século XVI. A que contexto histórico e econômico está associado esse desenvolvimento da cartografia?

c) O mapa indica três possibilidades de rotas marítimas entre as cidades de Montevidéu (Uruguai) e Cidade do Cabo (África do Sul). Identifique qual das três rotas é a menor. Justifique sua resposta.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Diehgo
123
A) As áreas próximas da Linha do Equador não sofrem tanta distorção quanto as áreas próximas dos polos, como a Groenlândia que tem quase o tamanho da América do Sul, quando na verdade é cerca de um terço. 

B) 1569 faz parte do século XVI, quando ocorreu as Grandes Navegações, ou seja, as potências europeias se lançaram no mar em busca de caminhos alternativos - e, até então, bastante desconhecido - para se chegar à Ásia sem usar o Mediterrâneo. Como eles não conheciam o Atlântico, foi justamente nesse período que os primeiros mapas mundo surgiram, como os de Mercator. 

C) A rota que parece maior é justamente a menor - por causa da proximidade com o polo sul, que a torna distorcida para maior -: rota C. 
Como falei, quanto mais próximos dos polos, maiores são as distorções devido o formato da Terra ser redondo e os planisférios de Mercator serem cilíndricos. 
Respondido por marigiorgiani
80

Resposta da A)

Segundo a projeção de Mercator, as áreas que não sofrem tanta distorção são aquelas próximas à linha do Equador. Assim, é fácil entender que as regiões mais distantes desta linha são as que sofrem maior distorção.

Esse mapa foi o mais utilizado nos séculos das navegações e imperialismo, o que corroborou para o eurocentrismo, visto que na projeção o continente europeu aparece muito maior (de 3 a 4 vezes) do que realmente é. Isso coincidiu com a aclamada falta de importância das nações ao sul da Europa, como América do Sul e África.

Resposta da B)

O desenvolvimento da cartografia está associado ao período das Grandes Navegações. Foi com o desenvolvimento dessa ciência que muitos homens se "lançaram" ao mar em busca de produtos para comercializar e de caminhos para a Ásia sem utilizar o Mediterrâneo.

Esses homens basearam suas rotas nos mapas que tinham disponíveis, como o de Mercator, que é muito utilizado ainda hoje. Até porque, mesmo com as desproporções da área dos continentes, o formato é conservado. Essa projeção também nos permite dividir o globo em 24 meridianos e 12 paralelos.

Resposta da C)

A rota C parece ser a maior, mas é a menor. Como ela está mais distante da linha do Equador, ela é a que sofre mais distorção.

Vale lembrar que na projeção de Mercator, os continentes e áreas mais próximos dos polos sofrem um aumento de 3 a 4 vezes seu valor real. Se considerarmos essa proporção, podemos afirmar que a rota C é muito menor do que apresenta em sua projeção.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18396752

Anexos:
Perguntas interessantes