O sistema de manufatura começou a se desenvolver entre os séculos XV e XVI ,provocando uma importante transformação na maneira como se dava a produção de mercadorias .caracterize esse sistema e indique como ele alterou o modo de produção tradicional existente ate então.
Soluções para a tarefa
O sistema de manufatura era marcado pela presença de artesãos especializados que, por meio do treinamento de aprendizes, preparavam a mão de obra que trabalhava sob a sua vigia, produzindo bens de consumo diversos, como roupas e sapatos.
Ele alterou o modo de produção existente pelo desafio à autoridade das guildas e pelo reforço do comércio, uma vez que havia mais (e melhores) produtos em circulação,atraindo pessoas para as cidades e enfraquecendo a relevância econômica da agricultura.
Resposta:
Entre os séculos XV e XVI, sob o comando da burguesia, as corporações de oficio fora ampliadas. A produção deixou de ser na residência do artesão e passou a acontecer em um espaço comum.
Essas unidades produtivas ₋ camadas de MANUFATURAS ₋ reuniam um grande número de trabalhadores, e nelas o trabalho era dividido entre várias pessoas, cada uma executando uma tarefa especifica. Por exemplo: se antes um sapateiro, em sua casa, era responsável por fazer sozinho um par de sapatos, na MANUFATURA, a tarefa de fazer o calçado (sapato) era dividida entre várias pessoas: uma curtia o couro, outra se responsabilizava pela costura, uma terceira dava um acabamento à peça, e assim por diante.
Esse processo de DIVISÃO DO TRABALHO possibilitava a aceleração da produção, já que a especialização das funções permitia realizar as tarefas com mais rapidez. Além disso, como as manufaturas reuniam um número muito elevado de trabalhadores, era possível aumentar a quantidade de mercadorias produzidas, ampliando o comércio, gerando mais riquezas aos burgueses (patrões) e possibilitando a aceleração da economia.
Espero ter ajudado, uma boa tarde, e bons estudos. :) :) :) :P