O sistema de informação Sobre Mortalidade (SIM) desenvolvido pelo Ministério da Saúde é um instrumento que foi construído para coletar dados sobre mortalidade no Brasil. O SIM possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo medico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde. A cerca da coleta de dados para alimentar o sistema de informação sobre mortalidade, assinale a alternativa correta
A – O documento básico e essencial à coleta de dados da mortalidade no Brasil é a declaração de nascimento e de óbito.
B – O documento básico para a coleta de dados da mortalidade no Brasil é a declaração de óbito
C – O documento essencial para a coleta de dados da mortalidade no Brasil esta registrado no cartório Registro Civil
D – O documento essencial para a coleta de dados da mortalidade no Brasil e o Laudo de Solicitação de Emissão de APAC
E – O documento básico para a coleta de dados sob re moralidade no Brasil é contado através da ficha individual de notificação
Soluções para a tarefa
Resposta:
( B)
Explicação:
O documento base para a captação dos dados de mortalidade é a Declaração de Óbito (DO). Trata-se de um documento fornecido pelo Ministério da Saúde, em três vias, pré-numeradas sequencialmente e distribuído pelas Secretarias Municipais de Saúde. A responsabilidade na emissão da DO é do médico, sendo fundamental o seu empenho no preenchimento correto de todas as variáveis da DO.
espero ter ajudado
Resposta:
O Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país. Possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde.
O SIM foi informatizado em 1979. Doze anos depois, com a implantação do SUS e sob a premissa da descentralização teve a coleta de dados repassada à atribuição dos Estados e Municípios, através das suas respectivas Secretarias de Saúde. Com a finalidade de reunir dados quantitativos e qualitativos sobre óbitos ocorridos no Brasil, o SIM é considerado uma importante ferramenta de gestão na área da saúde que subsidiam a tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. No nível federal, sua gestão está afeta à Secretaria de Vigilância à Saúde.
Explicação:
espero ajudá-los