Psicologia, perguntado por viancolz, 9 meses atrás

O sistema de cotas, como posto é política obrigatória de estado e forma legítima de reduzir “dívida histórica” comprovada em favor do segmento negro, não ofendendo, portanto, a qualquer princípio jurídico interno ou externo. Desse modo, o Estatuto da Igualdade Racial jamais dividiria a sociedade entre “brancos”, de um lado e “negros” e “pardos”, de outro, deixando privilégios a estes últimos, como se apregoa. A sociedade brasileira já está dividida e separada por anacrônica e induvidosa injustiça, exigindo políticas afirmativas constantes cujo objetivo básico é resgatar direitos dos negros após três séculos de regime escravagista. (SILVA, 2009, p.345)



É importante que o Psicólogo engajado na defesa dos direitos de cidadania reflita sobre o sistema de cotas de vagas para a universidade, e se posicione frente às questões de desigualdade social em geral. Assim, analise as afirmativas abaixo em sua relação com o texto apresentado:
I.Não se aplica o mecanismo da reparação à uma injustiça praticada há trezentos anos. Os escravos que sofreram com as injustiças já faleceram. O preconceito racial deve ser tema de educação permanente nas escolas. Algo que tem que ser combatido enquanto está na mente das pessoas.
II.O sistema de cotas corrige a discrepância existente nas oportunidades de acesso a direitos fundamentais ofertadas para brancos e negros. Trata-se de um avanço histórico sem precedentes em termos de medidas de garantia efetiva de direitos em nossa sociedade.
III.Trata-se de uma medida paliativa, que deve ser substituída no futuro. A injustiça não será combatida sem que se procure resolver o problema da evasão escolar que faz com que negros nem cheguem ao segundo grau para poderem entrar no sistema de cotas de vagas para a universidade.
IV.Uma alternativa para a questão seria a democratização do acesso do pobre e do negro à universidade pública, com a criação de mais cursos noturnos destinados comprovadamente às classes trabalhadoras e com a criação de cursos grátis noturnos preparatórios para o vestibular de comprovada qualidade.
V.O resgate da dívida histórica seria conceder o acesso em nível de igualdade à escola, ao emprego, à moradia e à segurança, para ricos e pobres. Diminuir a cota da diferença que existe entre o valor do salário do mais rico e o salário do mais pobre que pode chegar a mais de 36 vezes em nosso país.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
b.As afirmativas III, IV e V estão corretas.
c.Apenas a afirmativa I está correta.
d.Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e.Apenas a afirmativa II está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por caroline170
54

Resposta:

c.

As afirmativas III, IV e V estão corretas.

Explicação:


larissakatriane: Correto! Corrigido pelo AVA
Respondido por hairasimoes
14

Resposta:

As afirmativas III, IV e V estão corretas.

Explicação:

Corrigido pelo Ava

Perguntas interessantes