Geografia, perguntado por Milesbetter, 1 ano atrás

O sistema agricola europeu é altamente subsidiado para que haja um diferencial competitivo de seus produtos. Explique sucintamente as razões que levam a prática do protecionismo agricola no continente europeu.

Soluções para a tarefa

Respondido por IsllanRibeiro
2
Antes mesmo da consolidação do que hoje chamamos por União Europeia, o continente europeu já havia estabelecido uma unicidade no que se refere à sua dinâmica agropecuária. Em 1962, foi criada a PAC (Política Agrícola Comum), que se configurava como um grande protecionismo europeu aos produtos internos, através da imposição de barreiras e taxas aos produtos agropecuários importados.

Com o intuito, então, de fortalecer o mercado agropecuário interno, a PAC estruturou-se sobre três princípios: a) unificação do mercado entre os países e garantia de preços mínimos; b) preferência de compra para produtos europeus e c) fixação de tarifas comuns para produtos estrangeiros.

A justificativa de implantação desse sistema levou em consideração as elevadas densidades demográficas do continente europeu, o que em conjunto aos altos índices de urbanização contribuiu para uma supervalorização das propriedades, muito acima dos demais continentes, o que ameaçou a competitividade dos agricultores europeus.

Espero ter ajudado !!!

Milesbetter: Muito Obrigado!
IsllanRibeiro: De nada, espero ter te ajudado.
Perguntas interessantes