Português, perguntado por conse61177, 5 meses atrás

O silêncio é a matéria significante por excelência, um contínuo significante. O real da comunicação é o silêncio. E como o nosso objeto de reflexão é o discurso, chegamos a uma outra afirmação que sucede a essa: o silêncio é o real do discurso.
O homem está “condenado” a significar. Com ou sem palavras, diante do mundo, há uma injunção à “interpretação”: tudo tem de fazer sentido (qualquer que ele seja). O homem está irremediavelmente constituído pela sua relação com o simbólico.
Numa certa perspectiva, a dominante nos estudos dos signos, se produz uma sobreposição entre linguagem (verbal e não-verbal) e significação.
Disso decorreu um recobrimento dessas duas noções, resultando uma redução pela qual qualquer matéria significante fala, isto é, é remetida à linguagem (sobretudo verbal) para que lhe seja atribuído sentido.
Nessa mesma direção, coloca-se o “império do verbal” em nossas formas sociais: traduz-se o silêncio em palavras. Vê-se assim o silêncio como linguagem e perde-se sua especificidade, enquanto matéria significante distinta da linguagem. (Eni Orlandi. As formas do silêncio, 1997.)



Texto 4

Não texto

Por trás desse silêncio,
só tem eu,
mais do mesmo de mim,
sem disfarces
ou máscaras a cair.
Somente eu,
certa angústia
e a incansável busca
pela transcendência.
Somente eu
e a fé a iluminar-me
os passos,
mesmo se há breu
e se a dor me fere a carne.
Meu grande amor,de verdade,
por trás desse silêncio,
só tem eu.

Questão 10- Considere o texto e o poema para responder à questão.

a- Quais os sentidos, nos textos, gerados pelo emprego da palavra “silêncio” ?

Soluções para a tarefa

Respondido por kadiainacio
2

Resposta:

silêncio significa uma metáfora

Perguntas interessantes