O SIGNIFICADO HISTORICO DA GLOBALIZAÇÃO O que é globalização? Para responder essa questão, convidamos você à leitura do texto do professor Wagner de Cerqueira e Francisco, que segue: O processo de globalização é um fenômeno do modelo económico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, politica, social e cultural em ámbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os paises, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais. O desenvolvimento e a expansão dos sistemas de comunicação por satélites, informática, transportes e telefonia proporcionaram o aparato tecnico e estrutural para a intensificação das relações socioeconómicas em ambito mundial. Esse processo é uma consequencia da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Cientifico Informacional, uma vez que, por meio dos avanços tecnológicos obtidos, foi possivel promover maior integração econômica e cultural entre regiões e paises de diferentes pontos do planeta.
O avanço da tecnologia, através do desenvolvimento dos transportes ou dos meios de comunicação, vem cada vez mais colaborando para solidificar a globalização. A velocidade na integração entre as diversas partes do planeta colaboram para reforçar o capitalismo global, consolidando relações de exploração e dominio (de um pais sobre o outro, ou de uma empresa sobre seus funcionários) sob o discurso da integração mundial.
ATIVIDADE 1: Pense, reflita e responda.
a) Segundo o autor citado, Globalizar é integrar? () sim () não.
b)Grife no texto a frase que confirma sua resposta anterior.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Sim
Explicação: O avanço da tecnologia, através do desenvolvimento dos transportes ou dos meios de comunicação, vem cada vez mais colaborando para solidificar a globalização. A velocidade na integração entre as diversas partes do planeta, colaboram para reforçar o capitalismo global, consolidando relações de exploração e domínio (de um país sobre o outro, ou de uma empresa sobre seus funcionários) sob o discurso da integração mundial.
Perguntas interessantes