História, perguntado por carinea309, 9 meses atrás

o significado e importância do racionalismo e cientifismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por kazaki77
1

O cientificismo é centrado na racionalidade, mas exclui o racionalismo dogmático ou apriorismo, segundo o qual a lógica é suficiente para compreender a realidade. A razão é que a lógica é um ramo neutro: ela não faz suposições sobre existentes reais. O cientificismo também exclui as lógicas paraconsistentes.

O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro. Para os racionalistas, todas as ideias que temos têm origem na pura racionalidade, o que impõe também uma concepção inatista, isto é, de que as ideias têm origens inatas no ser humano, nascendo conosco em nosso intelecto e sendo usadas e descobertas pelas pessoas que fazem melhor uso da razão.

O Racionalismo foi importante elemento do mundo Moderno para superar o mundo Medieval, pois privilegia a razão em detrimento das experiências do mundo sensível, ou seja, o método mítico como se tinha acesso ao conhecimento durante a Idade Média. Assim, o Racionalismo é baseado na busca da certeza e da demonstração.

Perguntas interessantes