O sexo genético de um bebê é estabelecido no momento da fecundação dos gametas, entretanto, as gônadas só começam a desenvolver suas características sexuais por volta da sétima ou oitava semana de gestação. Os órgãos reprodutores começam a se desenvolver desde o início da gravidez, permanecendo idênticos em ambos os sexos até o momento da sua diferenciação. Assim, durante esse estágio, um embrião tem potencial para se desenvolver tanto como homem quanto como mulher. O sexo do bebê é definido:
Escolha uma:
a. Pela testosterona inserida no óvulo no momento da fecundação.
b. Pelo FDT do cromossomo Y.
c. Pela temperatura corporal no momento da fecundação.
d. Por questões hormonais femininas durante a gestação.
e. Pelo peso molecular do espermatozoide que fecundou o ovócito.
Soluções para a tarefa
Sobre o sexo genético de um bebê, podemos dizer que a alternativa B é a correta. Pois o gene do braço curto do Y, o FTD (fator determinante de testículo) intervém e desvia o desenvolvimento das gônadas para testículos.
FDT e o Sexo Genético
O crescimento dos ovários geralmente precede o crescimento das gônadas em todos os casos. porém, se um gene no braço curto do Y, o FTD, interfere e desvia para o desenvolvimento dos testículos, isso simplesmente não acontecerá.
O embrião possui tubérculos genitais, sulco urogenital e dilatações genitais, que se desenvolverão em genitália externa masculina ou feminina, além da gônada indiferenciada. Os ductos paramesonéfricos e mesonéfricos, que são os ductos genitais em desenvolvimento, também estão presentes.
As gônadas se desenvolverão em testículos com túbulos seminíferos e células de Leydig durante a sexta e oitava semana, se o cromossomo Y estiver presente, estabelecendo o sexo das gônadas masculinas. As células de Leydig liberam andrógenos quando a gonadotrofina coriônica placentária é estimulada.
Saiba mais sobre Sexo genético em: https://brainly.com.br/tarefa/30011210
#SPJ2