Administração, perguntado por maxmauro22p7cjic, 11 meses atrás

O setor supermercadista brasileiro é dominado por grandes empresas varejistas que possuem um grande poder de compra e, com isso, conseguem exercer o poder de barganha com as indústrias fornecedoras de itens de alimentos, limpeza e manutenção do lar. Aos pequenos mercados independentes, restam atender a vizinhança, com uma função esporádica ou de conveniência ou fecham as portas definitivamente. Realize a leitura atenta do texto: "Mercadinhos de bairro resistem às grandes redes de supermercados", disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2018, que trata justamente desses pontos, e reflita sobre seguinte questão: De que forma pequenos mercados locais poderiam se unir para obter melhores negociações com as indústrias alimentícias, otimizar seus custos e, por fim, conseguir oferecer ao consumidor final preços mais competitivos? Pesquise e apresente uma empresa (de qualquer ramo) da sua região que conseguiu se manter no mercado por meio de parcerias.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
0
Opah!

Os donos de mercadinhos de bairro poderiam adotar a seguinte estratégia:

criar associações que possam representá-los perante aos fornecedores de mercadorias e as grandes indústrias de alimentos. Com a criação de uma associação, os donos de mercadinhos ganham poder de barganha, uma vez que uma única entidade é capaz de representá-los e conseguir excelentes negociações, de forma que eles possam vender os produtos a um preço bem acessível para o consumidor.

Normalmente, podemos verificar que muitas drogarias fazem parcerias de negócios entre si, com o objetivo de conquistar mais consumidores e aumentar a presença da marca no mercado.


Até breve!
Perguntas interessantes