O setor secundário do sudeste brasileiro é caracterizado por o que?
Soluções para a tarefa
O setor secundário é caracterizado pela industria
Setor primário, agricultura e pecuária: A agricultura da região sudeste é uma das mais desenvolvidas do Brasil e também um dos mais diversificados, isso se deve a existência de vastos solos férteis (as terras roxas). A sua principal produção é a de café com seu núcleo em Minas Gerais. Destacam-se, na produção agrícola regional, a cana-de-açúcar, a soja e a laranja. O Sudeste é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do país, concentrada na Baixada Fluminense, na Zona da Mata mineira e no estado de São Paulo (50% do total nacional).
A pecuária também tem grande destaque na região, sendo o seu rebanho bovino o segundo maior do país. A grande produção de carne bovina (pecuária de corte) e suína permite a instalação e o desenvolvimento de frigoríficos e indústrias de laticínios (pecuária leiteira). A criação de aves (avicultura) e a produção de ovos são as maiores do país (aproximadamente 40% do total nacional), concentrando-se no estado de São Paulo.
Setor secundário, a indústria: Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa (dinheiro) e trabalho nos seus estados. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul. As principais atividades industriais da região são: Siderurgia e metalurgia, Petrolífera e Alta tecnologia.
Setor terciário, Ciência: A região abriga os três maiores pólos de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, representados pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, as quais respondem, respectivamente, por 28%, 17% e 10% da produção científica nacional – segundo dados de 2005.