O setor de faturamento é uma área complexa que articula diferentes atividades e desempenha funções fundamentais para uma instituição de saúde. Por meio do faturamento, é possível analisar os gastos, as despesas, os custos e as perdas, o que reflete sobretudo a produção do hospital. Por isso, é fundamental que os gestores utilizem estratégias, buscando promover um bom desempenho dos serviços envolvidos, a gestão adequada de informações e a redução de custos da instituição. Nesse contexto, na qualidade de gestor do setor de faturamento, imagine que você atua em um hospital da sua cidade e verificou a necessidade de realizar três intervenções importantes. São elas: a) avaliar o desempenho dos serviços; b) diminuir os gastos; c) gerir informações. Posto isso, seu Desafio é propor pelo menos duas estratégias para cada intervenção e explicar como elas serão realizadas no contexto do serviço de faturamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta:
a) Para avaliar o desempenho dos serviços, podem ser utilizados indicadores que permitem mensurar questões relacionadas ao faturamento, tais como: indicador de determinação do Tempo Médio de Permanência (TMP), o qual permite visualizar a média do tempo em que o paciente ocupa um leito, e o indicador de Taxa de Ocupação (TO), que realiza um cálculo da utilização dos recursos disponíveis no setor ou instituição. Outra estratégia é identificar nas contas hospitalares se o que está sendo produzido está de acordo com a estrutura e com a complexidade dos serviços, bem como acompanhar se a produção está de acordo com a previsão.
b) Objetivando diminuir os gastos por meio das contas hospitalares, pode-se verificar a existência de glosas, se são administrativas ou técnicas, e buscar corrigir as informações inadequadas que foram motivos para a recusa de pagamentos. Além disso, pode-se verificar o excesso de medicamentos ou outros gastos desnecessários e realizar um planejamento para a gestão adequada de suprimentos.
c) Para gerir as informações, uma estratégia é adotar sistemas de informação que otimizem os processos e permitam maior integração entre os dados. Além disso, pode-se capacitar as equipes envolvidas no processo de faturamento para que erros de prontuários e registros (que são encaminhados posteriormente ao sistema de gestão) sejam evitados e não resultem em demora na prestação de serviços ou gastos desnecessários.
Explicação: