O setor de comércio e serviços tem grande importância nas economias que entraram tardiamente no sistema capitalista globalizado, como no caso dos países da América Central e do Sul. Observe o quadro abaixo e considere em seguida as afirmações feitas a respeito deste setor da economia:
I –O setor de comércio e serviços corresponde ao terceiro setor da economia.
II –Apesar de ser bastante amplo, as atividades geradas neste setor não impactam substancialmente no PIB dos países, cuja arrecadação ainda fica atrás do setor secundário da economia.
III –Dentro deste segmento da economia, tem se observado um constante crescimento também do mercado da informalidade, onde pessoas trabalham sem carteira assinada.
IV –É o setor que congrega a maior parte da população economicamente ativa.
Estão CORRETAS as afirmações:
Soluções para a tarefa
Resposta:
d) I III IV
Explicação;
I - Correta
- Setor primário é o responsável pela extração de recursos provenientes da natureza. É o setor que explora o meio ambiente para produzir itens para o consumo ou que serão vendidos.
- O setor secundário é o que abrange as fábricas e indústrias. Gera muitos lucros, pois age como intermediador em relação à produção dos bens que serão distribuídos posteriormente em larga escala no mercado.
- O setor terciário é o que se refere ao comércio a aos serviços. É o setor mais firmado nos países desenvolvidos, pois é o grande responsável pelo desenvolvimento econômico e também é o que mais cresce nos países emergentes.
II - Errada
- No resultado do 1º trimestre de 2019, o setor de serviços(setor terciário), que tem o maior peso no PIB
III - Correta
- O contingente de pessoas que conseguiu trabalho no período está em condição de informalidade, que atingiu um recorde da série histórica, iniciada em 2012, chegando a 41,4% da força de trabalho ocupada no Brasil.
IV - Correta
- Isso significa que a maior parte da população empregada no Brasil encontra-se vinculada ao setor terciário, deflagrando o processo de terciarização da economia. Tal processo ocorre graças à intensa mecanização do campo e da indústria (setores primário e secundário, respectivamente), fenômeno responsável pela substituição do homem pela máquina.