O setor agrícola é um setor complexo, com significativa diversidade de sistemas de produção que apresentam relação direta com aspectos ambientais, sociais e econômicos. O setor tem sido alvo de constantes questionamentos sobre os impactos ambientais negativos gerados, sobretudo na utilização de agroquímicos e na geração de resíduos. Sobre os resíduos gerados na agricultura, é correto afirmar: Alternativas: a) Mais de 80% dos grãos de café colhidos tornam-se resíduos. b) Os resíduos orgânicos resultantes do processamento da laranja são considerados resíduos domiciliares. c) A cana-de-açúcar é uma grande geradora de resíduos, como o bagaço, a vinhaça, torta de filtros e a cinza do bagaço. d) A cultura do feijão gera grande quantidade de biomassa rica em lignina, de difícil degradação no ambiente. e) A pecuária produz resíduos com grande potencial de adubação, e podem ser dispensados in natura (sem tratamento) diretamente no solo sem risco de contaminação para o mesmo.
Soluções para a tarefa
A agricultura é uma atividade milenar que primariamente visa à produção de alimentos. É fato que sua importância não é alvo de questionamento, no que diz respeito ao atendimento de uma das necessidades básicas dos seres humanos.
Desde a Pré-história, a humanidade utiliza os frutos da produção agrícola para a subsistência e, mais tarde, para a produção de excedentes. O que mudou, e muito, foi a maneira como os agricultores cultivam a terra. Os resultados dessa mudança não foram apenas positivos. No que diz respeito aos recursos naturais e ao meio ambiente, existe uma grande preocupação.
A inovação nas técnicas produtivas, a mecanização e a utilização de insumos para melhorar a produtividade e diminuir as perdas por causas naturais provocaram significativos impactos no meio ambiente.