O Serviço Social surge como profissão para o enfrentamento das questões sociais, mesmo que, em seu início, suas práticas fossem assistencialistas. Todavia, o histórico da profissão não se resume apenas às questões sociais, mas no contexto da sociedade burguesa monopolista. As lutas de classe acentuam-se com o capitalismo, pois a classe trabalhadora se mobiliza e o Estado responde a essas manifestações através de políticas públicas. A partir dessas considerações elabore uma análise argumentativa reflexiva sobre o momento atual do país no tocante aos direitos sociais frente as Múltiplas Expressões da Questão Social que constitui o objeto de trabalho do Serviço Social.
Importante: O texto produzido não pode conter cópias, deve citar todas referências consultadas para responder essa atividade (VAP3) e, em até (08) oito linhas
Soluções para a tarefa
O atual momento em que a sociedade vive é também bastante complexo para a práxis do Serviço Social. Isso acontece pois, o assistente social, como agente que atua em defesa dos direitos, precisa encontrar meios para legitimá-los. Contudo, este processo é dificuldade por ações do Estado que muitas vezes, vão contra aos preceitos constitucionais. Após 12 anos de um Governo que trouxe avanços mediante aos serviços de Educação e Assistência Social, é preciso lidar agora com cortes em áreas importantes, sob a alegação do desenvolvimento econômico.
Trata-se de uma era onde o Capitalismo mostra suas outras faces, e mediante ao seu crescimento, cresce também a questão social como um todo. Sendo assim, o assistente social precisa utilizar de toda a sua instrumentalidade absorvendo todos os recursos possíveis dentro dos recortes da sociedade em que atua, para que consiga produzir algo que beneficie os usuários do serviço.