Filosofia, perguntado por julylove229, 1 ano atrás

O Serviço Social é uma profissão centenária e de forte cunho interventivo. Ao longo de sua trajetória se reconstruiu por diversas vezes, a fim de melhor construir uma base interventiva capaz de responder as demandas sociais postas a profissão. Atualmente assume posicionamento combativo as injustiças sociais e projeta sua atuação com foco na garantia de direitos sociais. Contudo, o contexto atual de enfrentamento as injustiças não foi algo que predominou nos primórdios da história da profissão.

O Serviço Social tradicional (1939 a 1940), atuava de modo bastante equivocado, visto que tinham como ideário um projeto de sociedade que tinha como ideal de vida comportamental, os princípios da moral cristã. O objetivo era a realização de ações interventivas que enquadrassem as pessoas ao que era estipulado (pelas elites católicas da época), enquanto padrão aceitável de comportamento e vida. Neste tipo de atuação, ignorava-se a raiz das problemáticas sociais vivenciadas pelos sujeitos e, além de obrigá-los a enquadrar-se, a profissão também os culpabilizava por suas condições precárias de vida. Uma das teorias que influenciou a profissão por muito tempo, afirmava que os homens deviam aceitar os desígnios de sua própria condição de miséria, que as condições de vida de cada um são uma forma de garantir a vida na terra, condição designada por Deus. Assim, por muito tempo a profissão atuou nesta perspectiva religiosa, ignorava, portanto, a perspectiva de direitos sociais.
Tendo em vista o enunciado acima e também os conteúdos trabalhados no livro da disciplina de Fundamentos históricos, teóricos e metodológico II, construa um pequeno texto, onde sintetize a seu modo, qual a influência teórica que corresponde ao contextualizado acima.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
0

O Serviço Social por muito tempo desenvolveu-se dentro de uma perspectiva assistencialista, com base no que a Igreja desejava, para que assim, pudesse haver um controle maior do povo. Além disso, há de se considerar ao longo da história que ele também serviu como base de apoio para o sistema capitalista que acabava de se desenvolver e também para controlar a pressão e as manifestações sociais que aconteciam.

Perguntas interessantes