O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurasténicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrario. Falta-lhe a plástica impecável, o desempenho, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules Quasímodo, reflete o aspecto, a lealdade típica dos fracos. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente.(...) É o homem permanentemente fatigado (Euclides da Cunha. Os sertões. 1982, p. 47). Sobre o trecho do Os sertões, podemos considerar que estão corretas as afirmações: I - Há implícito no discurso de Euclides da Cunha um certo determinismo geográfico. II - O sertanejo não encontra dificuldades de se adaptar ao meio em que vive. III - Há uma contradição entre a aparência física e a capacidade de adaptação ao meio que é característica do sertanejo. IV - Os aspectos físicos do sertanejo são resultado da miscigenação racial incentivada pelo governo republicano no início do século XX. V - Não há relação entre meio geográfico e desenvolvimento corporal. Escolha uma: a. III e V. b. II e III. c. I e III. d. II, III e IV. e. I e II.
Soluções para a tarefa
b. I e III.
Sobre o trecho de Os sertões de Euclides da Cunha podemos considerar que estão corretas as afirmações: II e III, Letra B.
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, ou apenas Euclides da Cunha, foi um escritor e jornalista carioca.
Em sua aclamada obra Os Sertões, o autor não mede esforços para criticar o nacionalismo exagerado da população litorânea, ou das grandes metrópoles, que envolvidas em seu universo perfeito e cheio de possibilidades, não enxergam, ou fingem que não enxergam a realidade da sociedade oriunda da caatinga, nordestina, mestiça, queimada e castigada pelo sol escaldante do sertão.
Os Sertões, é considerada uma obra emblemática de Euclides da Cunha, escritor pré-modernista, que foi publicada no ano de 1902.
Escrito em prosa científica e artística, Os Sertões faz cair por terra a visão idealista do índio herói e do negro trabalhador, que foi tão abordado pelos escritores do romantismo. Euclides mostra um povo sofrido, desesperançado, que sofre por viver em tal situação.
Aprenda mais sobre os Sertões de Euclides da Cunha:
https://brainly.com.br/tarefa/253881
Bons estudos!