História, perguntado por wies, 9 meses atrás

O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado por muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal e governo, bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho, quanto proporcionalmente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino (...)

Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar nem aumentar fazenda, nem ter engenho corrente.

(ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas)

O trabalho escravo durante o período colonial, mencionado pelo jesuíta André João Antonil, foi essencial não apenas aos senhores de engenho como também aos donos de minas. No período da mineração, os escravos

A

controlavam o contrabando de ouro e diamantes, prática estimulada pelos portugueses proprietários da maioria das lavras, que pretendiam burlar a fiscalização empreendida com rigor pela elite local.

B

foram organizados em irmandades religiosas cujo objetivo era a catequese e a punição eficaz a qualquer prática herdada das religiões africanas ou forma de sincretismo cultural.

C

passaram a ser menos explorados, tratados de forma mais humana e não raramente remunerados, uma vez que dependia deles o sucesso da exploração dos minérios.

D

participaram de diversas rebeliões contra a Coroa que eram influenciadas pelos ideais iluministas, caso da Inconfidência Mineira, cuja maioria dos integrantes era negra e mulata.

E

alcançaram densidade populacional surpreendente na região de Minas Gerais, uma vez que os investimentos e as riquezas ali obtidas estimularam o aumento desse tipo de mão de obra e a intensificação do tráfico.

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahbritolima
10

Resposta:

Verificado por especialistas

4.8/5

2

EduardoPLopes

Especialista

23.3 mil respostas

235.1 mi pessoas receberam ajuda

A - Para ser Senhor de Engenho era necessário ser de ascendência nobre, ter boas relações com a Coroa de Portugal e dispor de recursos financeiros que permitissem a instalação de grandes latifúndios, posse de escravos e transformação da cana-de-açúcar em melaço.

Ser um "homem de cabedal e governo" significa justamente isto: ter meios econômicos suficientes e o apoio da Coroa de Portugal.

B - Ser Senhor de Engenho tornava o sujeito socialmente privilegiado, dando-lhe controle sobre a principal atividade econômica até o Século XVII, o que, em geral, tornava perpetuamente ricos tanto o Senhor quanto a sua família.

Anexos:
Respondido por PatoCerveja
0

Resposta:

d

Explicação:

Perguntas interessantes