Sociologia, perguntado por andressanonato, 1 ano atrás

O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica, religiosa, científica, filosófica, científica, do senso comum), porém nosso foco é próprio ao tratamento científico (antropológico); e isto não quer dizer que este seja superior aos demais modos de ver homens e mulheres, mas sim que tem preocupações e encaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante a esta afirmação:




a.
A ciência, a exemplo da antropologia, oferece certezas e segurança em suas conclusões, pois para o pensamento científico interessado na melhoria de vida das populações, em geral, não pode haver dúvidas, por isso deve apoiar-se nas verdadeiras teorias deterministas.



b.
O senso comum (o conjunto dos saberes cotidianos) é inferior às ciências naturais (físicas, biológicas, químicas) e sociais (antropologia, sociologia, ciências políticas).



c.
Os mitos e as religiões não podem oferecer uma visão racional nem fazer indagações sobre a vida humana e seus sentidos, posto que tais incumbências estejam reservadas às ciências formais.



d.
Os papéis da filosofia e da religião, por exemplo, no que concerne às respostas sobre o ser humano e suas várias dimensões, já foram há muito desmascarados pela ciência, caminho de conhecimento comprovadamente mais adequado que os outros.



e.

Podem conviver as várias visões do humano, pois todas são culturais e devem integrar os significados múltiplos de homem na ideia ampla de humanidade, que é o objetivo ético do ser humano desde que deixou de ser apenas Homo sapiens.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
50

A alternativa E está correta.

Devemos observar que a filosofia surge do questionamento do indivíduo sobre determinada problemática, e, sua relação com o mundo ao seu redor.

O principal papel do filósofo é interpretar o mundo a partir da crítica filosófica.

Sabendo disso, podemos apresentar alguns exemplos de conhecimento sendo:

O conhecimento científico, que compreende as informações e fatos por meio da ciência, incluindo a filosofia;

O conhecimento empírico, que é de caráter popular;

O conhecimento filosófico que nasce das reflexões que o ser humano faz sobre as questões subjetivas.

Respondido por analiarafael
1

Resposta:

e. Podem conviver as várias visões do humano, pois todas são culturais e devem integrar os significados múltiplos de Homem na ideia ampla de humanidade, que é o objetivo ético do ser humano desde que deixou de ser apenas homo-sapiens.

Explicação:

As citadas visões do ser humano são culturais e históricas, portanto parciais e, juntas, integram a imagem ideal da humanidade, ligada ao à filosofia moderna, permitindo à ciência falar no Homem universal.

Perguntas interessantes