O ser humano,desde sua origem, em sua existência cotidiana, faz afirmações, nega, e deseja, recusa e aprova coisas e pessoas, elaborando juízos de fato e de valor por meio dos quais procura orientar seu comportamento teorico e prático. Entretanto, houve um momento em sua evolução histórico-social em que o ser humano começa a conferir um caráter filosófico às suas indagações e perplexidades, questionando racionamente suas crenças, valores e escolhas. Nesse sentido, pode-se afirma que a filosofia:
Soluções para a tarefa
Pode-se afirma que a filosofia surge no momento em a evolução histórico-social do ser humano começa a conferir um caráter filosófico às suas indagações e perplexidades, questionando racionalmente suas crenças, valores e escolhas:
. surge quando o ser humano começa a exigir provas e justificações racionais que validam ou invalidam suas crenças, seus valores e suas práticas, em detrimento da verdade revelada pela codificação mítica.
A filosofia surge da inquietação. O contato com outros povos, outras culturas, trouxe um novo questionamento à realidade vivida. Quando crenças passam a ser questionadas, surge a racionalidade filosófica que busca explicações para o cosmos, para o universo e seus fenômenos, não mais ditados pelos deuses, mas como reflexo dos pensamentos e ações humanas.
Fato não ser o pensamento racional contrário ao entendimento mítico da realidade, mas sua evolução. Por muito tempo, crenças foram apaziguadoras, bem como, serviram de modelo de comportamento ideal humano.
Bons estudos!