O ser humano consome os alimentos que passam por reações bioquímicas e os transformam em energia em forma de ATP. A molécula ATP (adenosina trifosfato) pode ser considerada como sendo uma moeda internacional de fornecimento de energia para todas as células eucariontes. Essa molécula armazena energia por meio das ligações dos grupamentos fosfato, e nas células, existem uma dinâmica que quebram essas ligações fornecendo energia térmica. KAMEI, M. C. de S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018. 2) Descreva quais são os substratos, extraídos dos alimentos, que dão origem ao ATP. (mínimo 6 linhas – máximo 10 linhas)
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O ATP – Trifosfato de adenosina, é constituído por adenosina, que é um nucleotídeo formado por uma base nitrogenada, adenina e açúcar ribose, que se associa a outros três radicais, de fosfato que se encontram conectados em cadeia.
A produção do ATP - trifosfato de adenosina resulta de uma longa sequência de modificações moleculares, as reações bioquímicas. Que tem por finalidade a retirada de elétrons das moléculas de carboidratos e utilizar essa energia para a síntese de ATP.
Bons estudos!
Perguntas interessantes