Psicologia, perguntado por nilsonamadeu, 9 meses atrás

“ [...] O sentido de saúde construído por Hércules compreendia a saúde como o que habilita o homem para a vivência da autonomia a partir da conjuntura física e psicológica. A partir da saúde, o homem pode ser o senhor de si e desempenhar sua liberdade utilizando-se de suas condições fisiológica e psicológica saudáveis. [...] compreendeu-se que Aquiles produziu um sentido de saúde fundamentado na sua situação psíquica a partir do humor e de suas relações. Desta feita, as relações sociais produzidas no trabalho, na família e no dia a dia em geral, configuraram seu psiquismo para a vivência temporária de uma saúde ou não e o seu estado psíquico também regularia uma vivência saudável destas relações. O sentido que foi apresentado pelo usuário demonstrou uma saúde regulada também pelo psíquico e não necessariamente somente no aspecto biológico ou natural.”Como observado no texto acima, o conceito de saúde não é uniforme, muda de uma pessoa para outra. O texto apresentado aponta conceitos de saúde atribuídos por participantes (Hercules e Aquiles) de pesquisa realizada por Silva; Silva (2013), publicada na revista Ciência e Sociedade Coletiva. No entanto, em 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu saúde e este conceito é amplamente utilizado ao redor do mundo. Marque a alternativa que indica o conceito de saúde instituído pela ONU:
Escolha uma:
a. Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade.
b. É expressão do bem-estar físico e orgânico, observado no corpo de cada indivíduo.
c. Período de total ausência de enfermidade na vida do indivíduo.
d. Estado de bem-estar psíquico e ânimo perante a vida.
e. Funcionamento normal das funções vitais do corpo.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
20

Olá!


De acordo com a Organização das Nações Unidas, numa compreensão integral de saúde pautada na generalidade da condição de bem-estar dos indivíduos, a Organização Mundial da Saúde definiu este estado como: Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade, como exposto pela alternativa de letra a).


Nota-se que esta definição é ampla, sendo também criticada por muitos teóricos que a acusam de ser subjetiva no que tange ao bem estar social e mental, por exemplo.

Perguntas interessantes