O senso comum é um conhecimento que se manifesta com muito mais frequência em nosso cotidiano do que os demais tipos de conhecimento. Contudo, o conhecimento filosófico é considerado como imprescindível para que possamos fazer escolhas mais imparciais e conscientes. Quanto ao conhecimento filosófico, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. É uma forma de conhecimento, por meio do qual o ser humano pode tomar consciência de si e do mundo, a partir de valores e pressupostos. b. Embora seja um importante tipo de conhecimento, em geral mostra-se distante dos seres humanos especialmente nos dias atuais em que não se dispõem de tempo para reflexões distanciadas da realidade. c. Não se preocupa em interpretar a realidade e em servir como orientação para as práticas humanas e profissionais. d. É um conhecimento metódico, racional e que aplica o método experimental como meio seguro para se chegar ao entendimento das coisas. e. É superficial e generalista, por isso não faz parte do conjunto de práticas desenvolvidas pelas pessoas.
Soluções para a tarefa
Olá.
Para responder essa questão, transcrevo as alternativas, justificando-as adequadamente.
a – É uma forma de conhecimento, por meio do qual o ser humano pode tomar consciência de si e do mundo, a partir de valores e pressupostos.
Incorreto. O método filosófico não é baseado em “valores e pressupostos”, mas sim em métodos racionais de se obter a verdade. “Valores” estão mais ligados à moral – "conhecimento moral".
b – Embora seja um importante tipo de conhecimento, em geral mostra-se distante dos seres humanos especialmente nos dias atuais em que não se dispõem de tempo para reflexões distanciadas da realidade.
Incorreto. A filosofia está incluída na vida. Não precisa, necessariamente, de dedicar várias horas ou até mesmo dias para ela. O pensamento filosófico pode oferecer métodos racionais que se integram ao cotidiano (ex.: método cartesiano).
c - Não se preocupa em interpretar a realidade e em servir como orientação para as práticas humanas e profissionais.
Incorreto. Um dos focos da filosofia é a interpretação da realidade interna e externa por meio de abstrações. A ética e a moral, áreas da filosofia, servem como norteadoras no que tange à vida profissional.
d - É um conhecimento metódico, racional e que aplica o método experimental como meio seguro para se chegar ao entendimento das coisas.
Correto. Esse é o conceito de um conhecimento filosófico, que tem raízes nos pensamentos de Bacon e Descartes.
e - É superficial e generalista, por isso não faz parte do conjunto de práticas desenvolvidas pelas pessoas.
Incorreto. A superficialidade não faz parte do conhecimento filosófico, que muitas vezes não é nada superficial. Além disso, faz parte de práticas desenvolvidas por pessoas, como o método cartesiano (método pelo qual René Descartes buscou “verdades reais”).
Com base no que foi mostrado acima, podemos afirmar que a resposta correta está na alternativa D.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos
a. É uma forma de conhecimento, por meio do qual o ser humano pode tomar consciência de si e do mundo, a partir de valores e pressupostos.
Correto. A filosofia toma pressupostos e valores, diversos, que são utilizados como base para uma dada reflexão sobre uma matéria.
b. Embora seja um importante tipo de conhecimento, em geral mostra-se distante dos seres humanos especialmente nos dias atuais em que não se dispõem de tempo para reflexões distanciadas da realidade.
Falso. O conhecimento filosófico não se afasta das pessoas, dado que o refletir sobre dados assuntos é, em si, um processo filosófico.
c. Não se preocupa em interpretar a realidade e em servir como orientação para as práticas humanas e profissionais.
Falso. A filosofia preocupa-se centralmente em interpretar a realidade e fornecer fundamentos para a ação humana no mundo.
d. É um conhecimento metódico, racional e que aplica o método experimental como meio seguro para se chegar ao entendimento das coisas.
Falso. A filosofia não aplica o método metódico em sua inteireza, embora possa fazer uso dele.
e. É superficial e generalista, por isso não faz parte do conjunto de práticas desenvolvidas pelas pessoas.
Falso, a filosofia não é superficial ou generalista, e é fundamental em processos mais complexos de análises.
Para mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/18484742
Em anexo, Sócrates, o pai da filosofia Ocidental.