O senso comum é o mesmo que conhecimento vulgar ou conhecimento empírico. ( )Por ser construído nas vivências cotidianas, o senso comum não é reconhecido como um tipo de conhecimento. ( )O senso comum não pode ser considerado como libertador, uma vez que não permite analisar criticamente uma situação ou ir além de sua aparência. ( )Superar o senso comum significa libertar o indivíduo de respostas superficiais, oportunizando-lhe ter domínio sobre o que o cerca.( ) v ou F
Soluções para a tarefa
A primeira afirmativa é verdadeira, pois o senso comum é aquele que é obtido por meio das experiências cotidianas, sendo vulgar no sentido que pertence ao vulgo (ao povo) e é "empírico" no sentido que vem das "experiências" de vida, não moderadas pelo intelecto.
A segunda afirmativa é falsa, pois o senso comum é sim um tipo de conhecimento, apesar de não ser conhecimento científico ou crítico.
A terceira afirmativa é verdadeira, pois o senso comum apenas repete aquilo que foi afirmado, não analisando criticamente aquilo que foi recebido da tradição.
A quarta afirmativa é verdadeira, pois ao sair do senso comum o sujeito começa a desenvolver o conhecimento crítico, que possibilita que supere a superficialidade e adquira conhecimentos mais sólidos..
É correta a sequência V - F - V - V.
Resposta:
Ordem correta V; F; V; V.
Explicação:
(V) O senso comum é o mesmo que conhecimento vulgar ou conhecimento empírico.
(F) Por ser construído nas vivências cotidianas, o senso comum não é reconhecido como um tipo de conhecimento.
{É sim um tipo de conhecimento, entretanto, fazendo uma brincadeira, poderíamos dizer que nos dias atuais o senso comum corre o risco de se transformar em um conhecimento com “diploma ‘facibuquiano’” de capacidade intelectual, uma vez que muitos se acham expert em qualquer tema, o que pode se tornar um risco/problema}
(V) O senso comum não pode ser considerado como libertador, uma vez que não permite analisar criticamente uma situação ou ir além de sua aparência.
(V) Superar o senso comum significa libertar o indivíduo de respostas superficiais, oportunizando-lhe ter domínio sobre o que o cerca.
{O comentário do item 2 pode ser utilizado aqui}