Português, perguntado por Pedrovvargas, 1 ano atrás

O senhor nem pode imaginar o quanto eu e a minha família ficamos agradecidos. A gente imaginava que o senhor nem ia se lembrar de nós, quando saiu a nomeação do Otavinho meu filho. Ele agora está se sentindo outro. Só fala no senhor, diz que na próxima campanha vai trabalhar ainda mais para o senhor. No primeiro dia de serviço ele queria ir na repartição com a camiseta da campanha mas eu não deixei, não ia ficar bem, apesar que eu acho que o Otavinho tem muita capacidade e merecia o emprego. Pode mandar puxar por ele que ele da conta, é trabalhador, responsável, dedicado, a educação que ele recebeu de mim e da mãe foi sempre no caminho do bem.
Faço questão que na próxima eleição o senhor mande mais material que eu procuro todos os amigos e os conhecidos. O Brasil precisa de gente como o senhor, homens de reputação despojada, com quem a gente pode contar.
(...)
Miroel Ferreira (Miré)
Textos como o transcrito, pela sua própria natureza, apresentam construções que, típicas da oralidade do discurso, nem sempre observam as normas gramaticais.
A norma culta, no caso da regência verbal, deixou de ser observada na seguinte passagem extraída do fragmento:

A) “A gente imaginava que o senhor nem ia se lembrar de nós”
B) “quando saiu a nomeação do Otavinho meu filho”
C) “No primeiro dia de serviço ele queria ir na repartição”.
D) “a educação que ele recebeu de mim e da mãe foi sempre no caminho do bem”
E) “homens de reputação despojada, com quem a gente pode contar”.

Soluções para a tarefa

Respondido por Pedro155157
5

Resposta:

Explicação:

Verbos que indicam movimento, como o verbo “ir”, se constroem, de acordo com a norma culta, com a preposição “a”, razão por que a língua padrão recomendaria “ele queria ir à repartição”. Nas demais alternativas, não há qualquer descumprimento da norma, inclusive na letra A, em que o verbo “lembrar-se” está corretamente construído com a preposição “de”.

Respondido por webestudante
5

Resposta:

É a letra C

Explicação:

Porque você vai a e não vai na

Perguntas interessantes