O senhor… Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão. E, outra coisa: o diabo, é às brutas; mas Deus é traiçoeiro! Ah, uma beleza de traiçoeiro – dá gosto! A força dele, quando quer – moço! – me dá o medo pavor! Deus vem vindo: ninguém não vê. Ele faz é na lei do mansinho – assim é o milagre. E Deus ataca bonito, se divertindo, se economiza. A pois: um dia, nem curtume, a faquinha minha que eu tinha caiu dentro dum tanque, só caldo de casca de curtir, barbatimão, angico, lá sei. – “Amanhã eu tiro…” – falei, comigo. Porque era de noite, luz nenhuma eu não disputava. Ah, então, saiba: no outro dia, cedo, a faca, o ferro dela, estava todo roído, quase por metade, por aquela aguinha escura, toda quieta. Deixei, para mais ver. Estala, espoleta! Sabe o que foi? Pois, nessa mesma tarde, aí: da faquinha só se achava o cabo… O cabo – por não ser de frio metal, mas de chifre de galheiro. Aí está: Deus… Bem, o senhor ouviu, o que ouviu sabe, o que sabe me entende…
GUIMARÃES ROSA, João. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 15.
Analisando os efeitos de sentido produzidos pelo foco narrativo nesse fragmento, responda:
a) Qual o tipo de narrador desse fragmento e qual o efeito produzido por ele?
b) Aponte duas marcas textuais, além do emprego de pronomes de primeira pessoa, que justifiquem a resposta dada no item anterior a respeito do efeito produzido pela focalização adotada.
Soluções para a tarefa
Resposta:a) Trata-se de um narrador protagonista, que contribui para produzir um efeito de sentido de subjetividade.
b) É possível citar as constantes referências ao interlocutor, por meio do pronome de tratamento “senhor” e do vocativo “moço”, e o uso repetido de frases exclamativas
Explicação:
A. O tipo de narrador presente neste texto é do tipo personagem. O narrador personagem neste contexto é um tipo de protagonista, que é aquela figura pela qual a história se passa ao seu redor.
B. As referências que podemos ver diretamente destinadas ao interlocutor estão em "senhor" e o vocativo "moço", ainda dadas no primeiro parágrafo.
A narrativa do texto
O narrador personagem geralmente participa diretamente da história. Portanto, ele conta os fatos da história a partir do seu próprio ponto de vista, assim como as suas deduções e pensamentos.
Veja mais sobre o narrador em
https://brainly.com.br/tarefa/53150275
#SPJ2